Santo Tirso recebeu ação da GNR “prevenir já”

0

Iniciativa de estratégia de prevenção dos incêndios florestais passou por todas as freguesias do concelho

O Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR realizou, esta segunda-feira, ações de fiscalização em Santo Tirso, no âmbito do projeto “Prevenir já”. A iniciativa, assente no policiamento de proximidade e na sensibilização das populações, atua em estreita colaboração com as autarquias, com o objetivo de prevenir os incêndios florestais.

As freguesias do concelho de Santo Tirso receberam, esta segunda-feira, ações de fiscalização realizadas pelo Grupo de Intervenção Proteção e Socorro (GIPS) da GNR. No âmbito do projeto “Prevenir já” e inserida numa estratégia de prevenção dos incêndios florestais, a ação serviu ainda para prestar esclarecimento à população local.

As ações de fiscalização no concelho decorreram nas áreas inseridas nas faixas secundárias de gestão de combustível, nomeadamente junto das edificações e dos aglomerados populacionais.

Assente no policiamento de proximidade e na sensibilização das populações, “Prevenir já”  envolve uma postura preventiva e pedagógica, procurando não só divulgar e sensibilizar os responsáveis e a população em geral para a prevenção dos incêndios florestais, mas também a salvaguarda da floresta e segurança nestes espaços, alertando para as boas práticas na preservação do ambiente e privilegiando o cumprimento voluntário.

O projeto “Prevenir Já!” teve início no passado dia 24 de maio, no distrito do Porto, e consiste na fiscalização dos espaços rurais, visando a identificação de infrações no âmbito do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

 

 

Share.

Leave A Reply