Santo Tirso sobe oito posições no ranking das melhores cidades

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O Município de Santo Tirso subiu  oito posições e passa a ocupar o 52º lugar do ranking dos 308 concelhos portugueses como uma das melhores cidades para viver, visitar e fazer negócios. Segundo o estudo “Portugal City Brand Ranking 2014”, levado a cabo pela empresa “Bloom Consulting”, Santo Tirso subiu, ainda, duas posições no ranking da região Norte e passa a ocupar o 16º lugar do ranking, à frente de concelhos como Famalicão, Trofa, Paços de Ferreira, Gondomar ou Valongo.

É no item de melhor Município para viver que Santo Tirso se destaca, ao ocupar o 18º lugar ao nível da região Norte, composta por um total de 86 concelhos. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, o resultado obtido “é uma consequência das políticas urbanísticas seguidas nos últimos 30 anos“.

“O concelho teve uma política de gestão urbanística exemplar que permitiu o seu crescimento de uma forma equilibrada, numa harmonia entre o património edificado e o património natural e paisagístico”, explicou.

Outro dos parâmetros avaliados pela empresa são os negócios. E aqui, Santo Tirso também aparece em destaque ao ocupar o 19º lugar da região Norte. “Sentimos que o investimento privado está de volta a Santo Tirso. Temos empresas de referência a nível nacional e internacional que continuam a crescer e estamos a incentivar o aparecimento de novos negócios, nomeadamente com a criação do Invest Santo Tirso – Gabinete de apoio ao investidor”, aponta Joaquim Couto.

No último item em análise, melhor Município para visitar, Santo Tirso ocupa o 25º lugar na região Norte. E são vários os motivos para conhecer o concelho. Desde o Museu Internacional de Escultura Contemporânea ao Ar Livre, ao património histórico do Mosteiro de S. Bento, do Santuário Nossa Senhora da Assunção, o Mosteiro de Roriz, o mosteiro de Singeverga, até ao património paisagístico como o Parque Ribeiro do Matadouro, o Parque da Rabada e as margens do rio Ave.

De acordo com o presidente da autarquia, o atual executivo tem apostado “na promoção externa” do concelho, quer com a organização de eventos de referência nacional, quer através da implementação de uma estratégia de marketing e de divulgação de Santo Tirso fora de portas.

PARÂMETROS AVALIADOS

O estudo da Bloom Consulting tem como objetivo medir o valor da marca dos municípios, tendo em conta diversos indicadores económicos e sociais. Partindo da questão – Por que são alguns municípios mais atrativos do que os outros? –, resultaram os objetivos de avaliar o impacto das estratégias políticas, de urbanismo e de promoção de cada município e o de identificar as potencialidades e fragilidades de todos os municípios portugueses, nas áreas do negócio, investimento, talento e qualidade de vida.

Tendo como indicadores o número de empresas do concelho, as dormidas e a população, a empresa que fez este estudo refere que os dados permitem avaliar a atividade empresarial, a dimensão da indústria turística e os movimentos migratórios populacionais em cada município.

Em Negócios (Investimento), foi considerada a percentagem de novas empresas sobre o total de empresas. Em Visitar (Turismo), foi tida em conta a taxa de ocupação hoteleira. Em Viver (Talento), foram consideradas, não só as taxas de desemprego e de criminalidade, mas também o poder de compra de cada munícipe, relativamente à média nacional.

Estes indicadores permitem compreender o clima de negócios, o desempenho hoteleiro, o nível de segurança e ainda as oportunidades oferecidas a novos residentes. Finalmente, e por forma a fazer justiça aos municípios menos populosos, foram incluídos indicadores de rácios.

Isto permite entender qual das três dimensões, Negócios (Investimento), Visitar (Turismo) e Viver (Talento), é a componente socioeconómico mais importante em cada município. Por sua vez, na dimensão Negócios (Investimento), foi calculado o número de empresas por habitante, enquanto que na dimensão Visitar (Turismo), foi calculado o número de dormidas por habitante bem como, o número de habitantes por centro médico e estabelecimentos de ensino superior, por 10.000 habitantes.

 

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