No passado sábado, em plena nave principal do centro cultural de vila das aves, aconteceu algo inédito, falamos do sarau de reis do município de santo tirso, (uma vez que após tantos anos de esquecimento), só agora com o regresso do presidente Joaquim Couto, o CCVA teve oportunidade de colocar ao serviço deste evento cultural, as suas invejáveis instalações.
O espaço da nave esteve completamente repleto de avenses, mas também, de munícipes de outros pontos do concelho, alguns dos quais ainda não conheciam esta infra-estrutura, ficando surpreendidos pela qualidade do CCVA, segundo nos manifestaram durante o sarau. O evento tal como na abertura, foi apresentado por Sónia Martins, a apresentadora oficial do sarau de reis da CMST.
No sarau, fizeram questão de marcar presença, o presidente Joaquim Couto e a vereadora da cultura Ana Maria Ferreira, assim como a diretora do CCVA.
O presidente entregou aos vários grupos, as respetivas lembranças, tendo de seguida no uso da palavra enaltecido as grandes qualidades do CCVA, e a importância que este evento tem para o município, deixando a porta aberta para a possibilidade de no futuro, poder descentralizar ainda mais o sarau de reis, alargando a outras freguesias.
Os grupos que estavam agendados para atuarem no centro cultural de vila das aves, foram os seguintes: Grupo Etnográfico das Aves, que teve o privilegio de abrir o certame, seguindo –se os restantes grupos, o Rancho Etnográfico de Santa Maria de Negrelos, o Rancho Folclórico de S. Mamede de Negrelos, o Rancho Folclórico de S. Tiago de Rebordões, terminando com mais um grupo da casa, falamos do Rancho de Santo André do Sobrado.
Assim terminou a segunda sessão, do sarau cantar de reis da camara municipal de santo tirso, tendo marcada a terceira e última sessão para amanhã domingo 11 de janeiro de 2015 de novo no átrio da camara municipal e contará com os seguintes grupos: Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Ermida, o Grupo Folclórico Santo André, o Rancho Folclórico de S. Pedro de Roriz, o Rancho Folclórico de Santa Eulália de Lamelas e o Rancho Folclórico Rosas de S. Miguel de Vilarinho.