Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros promove debate no dia 15 de maio

0

A Unidade de Saúde Pública e o Desenvolvimento Profissional Tutelado dos enfermeiros

A secção regional do norte (SRN) da ordem dos enfermeiros (OE), em parceria com a mesa do colégio de enfermagem comunitária, promove no próximo dia 15 de maio, pelas 16 horas no auditório da SRN, um momento de reflexão dirigida aos profissionais de enfermagem dos cuidados de saúde primários sobre “a unidade de saúde pública e o desenvolvimento profissional tutelado”.

à unidade de saúde pública compete, na área geodemografia do agrupamento de centros de saúde onde se integra, realizar o planeamento no domínio da saúde pública, a vigilância epidemiológica, a gestão de programas de intervenção no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde e colaboração, de acordo com a legislação respetiva, no exercício das funções de autoridade de saúde.

o enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública é o profissional detentor de competências especializadas que lhe permitem participar na avaliação multicausal e nos processos de tomada de decisão dos principais problemas de saúde pública. pode ainda ser o responsável pelo desenvolvimento de programas e projetos de intervenção com vista à capacitação e empoderamento das comunidades na consecução de projetos de saúde coletiva e ao exercício da cidadania.

deste modo, à luz do modelo de desenvolvimento da profissão, apresenta-se como relevante partilhar e refletir as dificuldades sentidas pelos enfermeiros, que desenvolvem a sua prática clínica nas unidades de saúde pública, no processo de construção de candidatura à acreditação da idoneidade formativa.

 

PROGRAMA

– A prática clínica de enfermagem especializada nas unidades de saúde pública, enfermeiro pedro melo

– O padrão de documentação da prática clínica nas unidades de saúde pública, enfermeiro Sérgio sousa

– A construção da candidatura à acreditação da idoneidade formativa na unidade de saúde pública, enfermeira Paula Serdoura

o debate será moderado pela enfermeira Filomena Maia, presidente do conselho de enfermagem regional norte.

Share.

Comments are closed.