Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros promoveu Cerimónia de Vinculação à Profissão

0

Reconhecimento profissional de 600 novos enfermeiros para o exercício da profissão em Portugal

A Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros promoveu esta tarde a Cerimónia de Vinculação à Profissão. 600 jovens licenciados em Enfermagem receberam assim as suas cédulas profissionais que lhes permitem o exercício legal em Portugal.

Segundo o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enfermeiro Germano Couto, que presidiu a cerimónia, ‘considerando o número de enfermeiros inscritos no final do ano passado nos 5 distritos da região, temos uma média de 7 enfermeiros por 1.000 habitantes. Ora, a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) situava-se, na mesma altura, nos 8.6, o que significa um «desvio» de 6.000 enfermeiros – no total do setor público, privado ou social. Essa carência sente-se especialmente no setor público, pois é ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) que aflui grande parte da população.’ O Bastonário continuou realçando que ‘Em 2013, o Ministério da Saúde contratou 480 enfermeiros e o Dr. Paulo Macedo já anunciou que até ao final de 2014 serão contratados 1.000 em todo o País. É, pois, fácil aferir que estes números continuam muito aquém das necessidades.’

Por sua vez, o Presidente do Conselho Diretivo Regional, Enfermeiro Jorge Cadete, recordou que até 31 de agosto, a Ordem dos Enfermeiros recebeu mais  2500 inscrições com pedido de atribuição do título profissional de Enfermeiro. Só na Secção Regional Norte foram cerca de 930 os pedidos. Para Jorge Cadete ‘é reconhecido por todos os intervenientes e entidades nacionais e estrangeiras que os enfermeiros portugueses têm uma formação académica de excelência. É igualmente conhecido do domínio público que o sistema de saúde português, na sua tripla vertente pública, privada e social, tem capacidade para absorver todos os enfermeiros formados. Contudo, os constrangimentos económicos e financeiros vividos no País de alguns anos a esta parte, não permitem o recrutamento desejado e necessário, daí o grande número de enfermeiros desempregados – que se estima muito acima da taxa de desemprego em Portugal– e uma emigração forte e contínua de enfermeiros, uns recém-formados outros com largos anos de experiência. Só na SRN até 31 de Agosto, foram pedidas 700 declarações da “diretiva comunitária”.

O Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde fizeram-se representar por Ponciano Oliveira, Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte que fez questão de destacar o ‘grande investimento que a Administração Regional de Saúde tem vindo a fazer no Norte, região que tem a rede de cuidados continuados mais ampla e densa do país’.

Durante a Cerimónia de Vinculação à Profissão foram entregues as cédulas profissionais aos enfermeiros recém-admitidos, formalizando-se a sua vinculação à profissão. Nesta solenidade os jovens enfermeiros comprometeram-se a fazer de tudo para que os seus pacientes recebam o melhor tratamento, proferindo o célebre “Juramento profissional baseado no juramento de Florence Nightingale”: “Livre e solenemente, em presença de Deus e desta assembleia juro: dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana; exercendo a Enfermagem com consciência e fidelidade; guardar sem desfalecimento, os segredos que me forem confiados; respeitar a vida desde a conceção até a morte, não praticar voluntariamente atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; manter elevados os ideais da minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética e da moral, preservando sua honra, seu prestígio e suas tradições.”

 

Share.

Comments are closed.