Este ano letivo a Semana da Leitura decorreu , no Concelho de S. Tirso, de 15 a 19 de fevereiro, sob o tema “Elos de Leitura”. Por indicação do Plano Nacional de Leitura (PLN) e da Rede de Bibliotecas Escolares, esta festa do livro e da leitura constituiu uma oportunidade para a reflexão e debate de questões atuais e determinantes de maneira a promover a diferença, o pluralismo e a multiculturalidade, com o objetivo de criar elos de informação que facilitem a compreensão da heterogeneidade da Humanidade e a aceitação de valores universais, com vista à construção de uma sociedade inclusiva.
Esta Semana da Leitura envolveu, não só toda a comunidade escolar, como é natural, mas também a Autarquia, a Editora Opera Omnia e o escritor Rui Sousa Basto.
Para cumprir os objetivos estipulados, foram várias as atividades dinamizadas ao longo desta semana:
– Sessão de lançamento da Semana da Leitura 2016 na Biblioteca Municipal de Santo Tirso, com a apresentação da actividade «E assim foi…três léguas para lá, três léguas para cá!» baseada num excerto de Memorial do Convento de José Saramago.
– Minutos de Leitura, atividade de âmbito concelhio que decorreu em simultâneo, em todas as escolas no dia 16, entre as 11.15 h e às 11.30 h.
– Ler é um prazer? Ler é um prazer. Ler é um prazer! Esta atividade consistiu em momentos de leitura, diálogo e debate, na biblioteca escolar, para todas as todas as turmas. Estes momentos foram dinamizados pelo professsor bibliotecário em conjunto com outros docentes e funcionários da nossa Escola.
– Um conto por dia, que consistiu no envio de um conto por e-mail ao longo da semana à generalidade da comunidade educativa, com vista à promoção da leitura em ambiente digital.
– Almoço do Dia de Namorados, atividade realizada no dia 16 de fevereiro, inserida na Prova de Aptidão Profissional de alguns alunos do curso de Restauração/Bar, que constituiu uma oportunidade para leitura de cartas de amor de alguns pares amorosos célebres.
– Encontro com o escritor Rui Sousa Basto, no dia 17 de fevereiro pelas 10.00 h no auditório da Quinta de Fora. Este momento proporcionou a apresentação da obra do autor, leitura de alguns dos seus micro-contos, bem como um diálogo informal em torno da sua obra e da sua experiência de vida.
Estas atividades saldaram-se por uma participação entusiástica de toda a comunidade educativa e constituiram uma oportunidade para a promoção da leitura e do livro, a familiarização com o espaço da biblioteca, sobretudo para os novos alunos, estabelecendo-se, assim, ELOS entre os membros da comunidade educativa e a palavra.