Será que algum venceu o debate? Costa parece partir à frente!!!

0

Se fosse um combate de boxe, daria uma vitória apertada a António Costa. Como foi um debate político, acho que não foi suficientemente marcante para nenhum dos lados, de forma a mudar os dados essenciais desta campanha. Desse ponto de vista, como o debate era mais importante para a afirmação e, ou, consolidação real de António Costa como alternativa, em detrimento de Passos Coelho. Apesar da vitória escassa, poderá catapultá-lo para uma vitória decisiva. O resultado da entrevista, poderá permitir ao PS, regressar à rua com mais optimismo, e outra dinâmica.
A estratégia de Passos Coelho é simples, e não é apenas fazer de morto, como por aí se diz. Pelo contrário. Ela assenta em três pilares: primeiro, estes anos foram duros; segundo, os portugueses sabem que comigo não haverá aventuras; terceiro, o PS não merece confiança, porque quer repetir alguns erros do passado e insiste em fazer promessas.
Já a estratégia de António Costa é mais complexa, porque tem de falar para dois eleitorados muito diferentes. Por um lado, tem de parecer prudente e inspirar confiança aos eleitores que, receiam o regresso das imprudências do passado. Por outro lado, tem de ser o mais anti-troiquista possível, pois necessita de ir buscar votos à sua esquerda. É isso que o obriga a nuns dias falar serenamente de números e contas, e nos outros dias carregar no quadro negro do país, recusando-se a aceitar que as coisas já estão a melhorar.
Por isso, o debate até acabou por ser esclarecedor. De um lado, vimos o jogador de xadrez que vai fazendo avançar prudentemente os seus peões, e do qual não se esperam grandes surpresas. Do outro, o entusiasta cheio de auto-confiança que está disposto a correr mais riscos, para colocar a nu as fragilidades e o desgaste que a coligação vai manifestando.

Share.

Leave A Reply