CCDR-N gere fundos comunitários FEDER acima dos 140 milhões de euros relativos ao Programa de Cooperação Interreg Espaço Atlântico 2014-2020, que apoia projetos em 38 regiões de Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido.
A SGS atribuiu a certificação ISO 9001 ao Interreg Espaço Atlântico 2014-2020, com gestão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), sendo este o primeiro programa comunitário em Portugal a arrancar já com o certificado do sistema de gestão da qualidade atribuído.
O ato de lançamento do Interreg Espaço Atlântico 2014-2020 e a entrega do certificado ISO 9001 pela SGS realizou-se hoje, 20 de janeiro, no Porto, com a primeira reunião do Comité de Acompanhamento que definiu os termos do pacote inicial de apoios do programa.
«A CCDR-N demonstra um real compromisso com a qualidade, de forma transversal, e foque na satisfação dos stakeholders, nomeadamente a Comissão Europeia, estados-membros e parceiros de projetos. A SGS congratula a CCDR-N por esta certificação, reconhecida internacionalmente, e que abrange as suas atividades no âmbito da gestão do Interreg Espaço Atlântico 2014-2020.», afirmou João Marques, Presidente do Conselho de Administração da SGS Portugal.
Aprovado pela Comissão Europeia em dezembro de 2015, o Interreg Espaço Atlântico 2014-2020 financia projetos de cooperação em 38 regiões de cinco países: Portugal, Espanha, França, Irlanda e Reino Unido. Com um orçamento total de 185 milhões de euros, que compreende uma alocação de fundos acima dos 140 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), este programa visa apoiar o desenvolvimento sustentável e equilibrado do Espaço Atlântico.
As iniciativas a apoiar serão promovidas por entidades públicas ou privadas, em áreas como a aposta na inovação e na transferência de conhecimento para a criação de novos produtos, a promoção de energias renováveis, a gestão de riscos das alterações climáticas e dos efeitos sobre as atividades económicas, bem como a valorização da biodiversidade e dos ativos naturais e culturais.
A CCDR-N está empenhada, com o uso das ferramentas adequadas, no aumento tanto da motivação dos colaboradores como da satisfação dos stakeholders, tendo objetivos definidos e indicadores da qualidade na ótica da prestação do serviço. O processo de certificação da ISO 9001 decorreu entre fevereiro e dezembro de 2015.
Esta instituição, que tem a seu cargo a execução das políticas de ambiente, de ordenamento do território e cidades e de desenvolver a Região do Norte de Portugal, tem a decorrer um projeto-piloto que se insere na estratégia de extensão da certificação às restantes atividades que desenvolve no âmbito da sua missão. Entre elas encontra-se a gestão do Alto Douro Vinhateiro, classificado pela UNESCO como Património Mundial.