“Simulacro” na Escola Secundária D. Afonso Henriques

0

Movimentou todos os meios de segurança do concelho, (Bombeiros, GNR, Polícia Municipal e Proteção Civil municipal).

 Todos os anos realizam-se nas escolas do Agrupamento D. Afonso Henriques em Vila das Aves, simulacros para testar a evacuação da escola em situação de fatalidades, como incêndios, explosões e terramotos. Estes simulacros inscrevem-se no plano Anual de Atividades e no Plano de Segurança Interno do agrupamento, que dá grande importância às questões da segurança.
Esta sexta-feira, dia 15 de março foi grande a azáfama na Vila, que se assustou um pouco com a quantidade de veículos de emergência a percorrerem as ruas a grande velocidade e grande alarido. Era tudo uma simulação de incêndio, com um Exercício de Evacuação Total dos diversos edifícios da Escola Secundária D. Afonso Henriques.


Pelas 10.00 horas, eclodiu um foco de incêndio num balneário do Pavilhão Gimnodesportivo. Foi ativado, de imediato, o Plano de Emergência Interno e acionados os meios de imergência, nomeadamente o pedido de socorro aos Bombeiros, à GNR de Vila das Aves e o Serviço Municipal de Proteção Civil de Santo Tirso.
Depois de acionado o alarme em toda a escola, todos os alunos, professores e não docentes deslocaram-se para o campo de jogos, o “ponto de encontro” pré-definido, através de percursos também eles pré-definidos e que todos os elementos da escola conhecem através de ações de informação fornecidas no início de cada ano letivo.
Todos reagiram ao alarme de forma célere, mas também de forma calma e ordeira, e rapidamente todos se encontravam no local de encontro, onde foi feita uma contagem turma a turma.
De forma simulada, o incêndio fez com que 2 alunos ficassem retidos no pavilhão, tendo sido desencarcerados e evacuados para o Hospital, por inspiração de fumos. Dois ocupantes caíram e ficaram com ferimentos ligeiros e desorientados, no percurso da evacuação. Mais esta iniciativa foi coroada de êxito, resultado do brífingue realizado no final.

 

 

 

 

 

Share.

Comments are closed.