Sons do mundo marcam o XXI festival internacional de guitarra de Santo Tirso

0

 ENTRE 16 DE MAIO E 6 DE JUNHO

O XXI Festival Internacional de Guitarra decorre entre 16 de maio e 6 de junho, em Santo Tirso, com uma programação eclética e com um vasto leque de sonoridades, interpretadas por músicos de referência mundial. O convívio entre várias expressões musicais é o mote da edição deste ano, com destaque para a guitarra clássica, a guitarra tradicional, o rock progressivo e os sons latino americanos. Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, que em 1994 lançou a primeira edição do Festival, o programa deste ano revela novidades que pretendem ir de encontro “às novas expectativas do público”. O festival, destaca, “é uma aposta cultural a manter no município, não só pela presença de valores internacionais em Santo Tirso, mas também pela notoriedade que o evento já granjeou no estrangeiro”.

 

MASTERCLASS E RECITAIS PARA AS ESCOLAS

O XXI Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso não se esgotará nos seis concertos previstos. Para além dos espetáculos, assinala o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, “há uma aposta na formação cultural de novos públicos”. A autarquia considera que “a divulgação e promoção das atividades culturais em geral, e da música, em particular, é uma componente essencial no evento”, congratula-se Joaquim Couto.

Assim, o programa completa-se com a componente pedagógica, nomeadamente a realização de uma masterclass, a cargo de Ruben Bettencourt, no dia 22 de maio, pelas 10h00, no auditório do Museu Municipal Abade Pedrosa.

Além disso, estão ainda previstas duas iniciativas com a comunidade escolar. O Festival nas Escolas realiza-se a 16 de maio e 6 de junho, com o brasileiro Celso Machado e o Duo Guitarras, composto por Tiago Machado e Carlos Ribeiro dois jovens e talentosos instrumentistas que fizeram formação no CCM- Centro de Cultura Musical. Ambos realizam-se a partir das 10h00, o primeiro no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso e o segundo no auditório do Museu Municipal Abade Pedrosa.

Os bilhetes para o XXII Festival Internacional de Guitarra têm um custo de 7,5 euros e podem ser adquiridos nos locais dos concertos – Auditório Padre António Vieira, Biblioteca Municipal de Santo Tirso, Centro Cultural de Vila das Aves e Auditório Eng. Eurico de Melo -, na FNAC de Matosinhos (Norteshopping) e do Porto (Santa Catarina) e nas instalações da Artave, na freguesia de Areias.

Alexandre Reis_direção artística

 

 

Share.

Comments are closed.