Taxa de inflação do NORTE diminuiu para 7,9%

0

A CCDR-NORTE, I.P. publica a nova edição do boletim de conjuntura económica regional Norte, relativo ao primeiro trimestre de 2023, onde apresenta a evolução da economia, do comércio internacional e do emprego e desemprego regionais.

Nesta edição, o destaque vai para a taxa de inflação do NORTE, que diminuiu para 7,9%, invertendo a tendência crescente dos últimos trimestres (9,9% no anterior trimestre), e para a taxa de desemprego, que aumenta para 7,6% no 1º trimestre de 2023.

No plano positivo, os indicadores de atratividade turística do NORTE continuaram a observar uma trajetória de crescimento, e a população empregada nas indústrias transformadoras na Região registou um crescimento de 4,6% em relação ao período homólogo, correspondendo à criação líquida de 19 000 postos de trabalho.

Por outro lado, o Boletim Norte Conjuntura permite verificar que os principais indicadores do ramo da Construção mantiveram a trajetória desfavorável dos trimestres precedentes. Também a população empregada no NORTE diminuiu 0,8% em relação ao mesmo trimestre de 2022, o que representou a destruição líquida de 14 200 postos de trabalho. Neste campo, importa destacar a diminuição de 8,8% na população empregada com ensino superior.

O relatório “Norte Conjuntura”, produzido e disponibilizado pela CCDR-NORTE, I.P. desde 2006, permite a identificação precoce das tendências que marcam a evolução económica, a curto prazo, do NORTE no contexto nacional.

Share.

Comments are closed.