Estuda na OFICINA – Escola Profissional do INA no Curso Técnico/a de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos e tem 17 anos. Tiago Ferreira gosta de estar com os amigos, jogar computador e acima de tudo jogar futebol. No âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional decidiu criar a SmartBox – Caixa de Correio Inteligente. A estagiar neste momento na Rational Innovation, estivemos à conversa com Tiago Ferreira que nos falou mais sobre o seu projeto inovador.
Como surgiu a ideia de criar uma SmartBox?
A minha ideia de criar a SmartBox surgiu numa conversa com a minha família. É muito comum irmos à caixa de correio e não termos nenhuma carta. Então começamos a trocar ideias sobre uma forma de evitarmos ir tantas vezes à caixa de correio. Foi a partir daí que surgiu a Caixa de Correio Inteligente, a SmartBox.
Como caracteriza o seu projeto?
A SmartBox é uma Caixa de Correio Inteligente, que sempre que se insere uma carta a pessoa será notificada através do seu telemóvel, se o mesmo estiver no website que criei. É um projeto com potencial para crescer, e pelas observações de algumas pessoas, é um projeto que faz bastante falta no nosso dia-a-dia. É um projeto que nos permite poupar tempo para outras tarefas.
Quais os objetivos que tem com este projeto?
Com este projeto, tenho como principal objetivo criar a minha própria marca e começar a comercializar o mesmo ou vender a minha ideia, mas continuando a observar a evolução da mesma.
Quais foram as suas maiores dificuldades na realização deste projeto?
As maiores dificuldades que senti na realização da SmartBox, foram perceber como a caixa de correio iria funcionar em si e perceber como esta iria comunicar com um website. Mas com a ajuda dos professores consegui ultrapassar todas as dificuldades e concluir o projeto.
O que destaca neste projeto?
O que mais destaco neste projeto prende-se com a versatilidade da aplicação. Ela pode servir para uma pessoa comum que não queira ir todos os dias à caixa de correio, mas também para, por exemplo, gestores de condomínio, que assim fazer um controlo mais eficaz do correio.