Exposição de Isabel Machado Guimarães no Centro Cultural de Vila das Aves, até 29 novembro 2013
Inaugurada no final de setembro, a exposição Fios do tempo de Isabel Machado Guimarães entra agora nos últimos dias. Até 29 de novembro oportunidade para ver ou rever um conjunto de obras – na sua maioria no domínio da instalação – que nos conduz a uma reflexão em torno das memórias coletivas de uma comunidade intimamente ligada à indústria têxtil e, em particular, à Fábrica de Fiação e Tecidos do Rio Vizela (1846-2003); uma das mais importantes indústrias têxteis da região, sediada em Vila das Aves.
Recorrendo a objetos e materiais que fizeram parte do quotidiano de milhares de trabalhadores, apresentados em Fios do tempo descontextualizados e desprovidos da sua funcionalidade original, a artista plástica como que reclama a presença dessas mesmas pessoas, ainda que através da sua ausência. Presentiausentia é, de resto, o título da série de trabalhos em exposição no Centro Cultural através da qual, escreve a artista-plástica, «objetos comuns, que apenas eram utilitários, rodeiam-se agora numa vida de estética infinita e mutável».
Do conjunto de obras selecionadas, fazem parte Presentiausentia 1 e Presentiausenia 5, trabalhos que a artista apresentou no âmbito do concurso Contextile 2012 – Trienal de Arte Têxtil Contemporânea, inserido na programação de Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura.
Natural de S. João do Souto, Braga, Isabel Machado Guimarães (1979) é formada em Design Têxtil e licenciada em Artes Plásticas (escultura) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Fios do tempo podem ser visitados no horário normal de funcionamento do Centro Cultural, de segunda a sexta-feira, as 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.