VI CICLO DE JAZZ DE SANTO TIRSO

0

12 abril 2013 | 21h30 – Centro Cultural de Vila das Aves | Entrada Livre

O trio LAMA, composto por Susana Santos Silva (trompete), Gonçalo Almeida (contrabaixo) e Greg Smith (bateria) apresenta-se no Centro Cultural de Vila das Aves no próximo dia 12 de abril, para o concerto de abertura do VI Ciclo de Jazz de Santo Tirso.

Sediado em Roterdão, na Holanda, mas composto por dois portugueses e um canadiano que aí completam os seus estudos musicais, o trio LAMA toca um jazz eletroacústico que ignora ostensivamente as linhas de separação entre mainstream e vanguarda. Aos instrumentos acústicos dos seus elementos associa-se a eletrónica digital, num misto de improvisação e sound-scaping que resulta fresco, singular e desafiante.

No concerto a realizar em Vila das Aves, os LAMA apresentam o seu novo disco, LAMAÇAL, gravado ao vivo no Portalegre Jazz Fest 2012 e que contou com o saxofonista tenor e clarinetista norte-americano Chris Speed, como convidado. LAMAÇAL sucede a Oneiros de 2011, ambos gravados para a prestigiada editora portuguesa de jazz, Clean Feed.

Organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso desde 2008, sob a orientação do programador de jazz José Carlos Santos, o Ciclo de Jazz tem como objetivo promover o gosto pelo jazz, através da promoção de concertos com os mais destacados músicos do panorama nacional e internacional.

Com o projeto LAMA, a trompetista Susana Santos Silva, um dos nomes mais importantes do jazz atual, elemento da Orquestra de Jazz de Matosinhos, volta a pisar o palco do Centro Cultural depois de em 2011 ter integrado a Broken Band do instrumentista e compositor italiano Andrea Lombardini que atuou em Vila das Aves, no âmbito do IV Ciclo de Jazz de Santo Tirso, a 06 de maio do referido ano.

 

GONÇALO ALMEIDA

Gonçalo Almeida (Lisboa, 1978) reside atualmente em Roterdão (Holanda) onde deu seguimento aos seus estudos no conservatório desta cidade, tendo aí estudo com Heyn van Geyn, Stefan Lievestro, Marius Beets e Peter Leerdam, terminando o seu mestrado em 2008.

O músico toca em diferentes projetos que vão desde o jazz moderno, freejazz, jazzcore à música improvisada, tendo dividido o palco com músicos como Chris Speed, Carlos Zíngaro, Wilbert de Joode, Martin van Duynhoven, Fred Lonberg-Holm, Rodrigo Amado, Tobias Klein, Jasper Stadhouders entre outros. Paralelamente, tem trabalhado em colaboração com artistas de vídeo, dança contemporânea e teatro. Nos projetos em que está envolvido como contrabaixista, tem uma forte influência como compositor.

 

SUSANA SANTOS SILVA                                                                          

Susana Santos Silva (porto, 1979) concluiu em 2004 a Licenciatura em Trompete da ESMAE, frequentando o último ano na Stlaatliche Hochschule für Musik Karlsruhe na classe do professor Reinhold Friedrich. Em 2008 conclui a Licenciatura em Trp/Jazz na ESMAE com Laurent Filipe e em 2010 o Mestrado em Jazz Performance na Codarts em Roterdão.

A trompetista integra desde 1998 a Orquestra Jazz de Matosinhos com a qual soma várias gravações e atuações com nomes maiores do jazz internacional, como Maria Schneider, Mark Turner, Rich Perry, John Riley, Carla Bley, Steve Swallow e Bob Berg entre muitos outros. Susana Santos Silva integra também a European Movement Jazz Orchestra, com quem tocou na Alemanha, Portugal, Eslovénia, Croácia, Áustria, Bélgica e Egipto. Com este projeto grava para a CleanFeed 2011, o disco EMJO Live in Coimbra.

Para além do trio LAMA, e dos vários projetos em que está envolvida, destaque para o lançamento em 2011 do seu primeiro disco enquanto líder do Quinteto Susana Santos Silva, Devil’s Dress, editado pela TOAP Records.

 

GREG SMITH

Greg Smith é natural de Montreal (Canadá) onde começou por estudar música clássica na Universidade McGill, por dois anos, optando depois pelo estudo da bateria. Aprendeu a tocar bateria jazz ao ver e ouvir alguns de seus instrumentistas favoritos, tais como Elvin Jones, Al Foster, Tony Williams e Jack DeJohnette. Funda, mais tarde, a banda Life On Mars com a qual grava e toca com David Binney.

Em 1997, Greg Smith muda-se para a Holanda e começa a compor para a dança clássica e contemporânea e para cinema. O instrumentista toca ainda em projectos de diferentes estilos musicais, incluindo r&b, música africana e hip-hop. Em 2011, integrou o concerto que assinalou os 40 anos do álbum de estreia de Bill Withers, realizado no Theatre Carre, em Amesterdão, ao lado de músicos como Ryan Shaw, Withers Kori (filha de Bill) e Sandra St Victor (Family Stand).

 

Ciclo de jazz de santo tirso

Programado por José Carlos Santos, a primeira edição do Ciclo de Jazz teve início em 2008, com o concerto de Sofia Ribeiro e do contrabaixista Gui Duvignau. No âmbito desta iniciativa passaram também pelo Centro Cultural, ainda nesse ano, o quinteto do contrabaixista galego Xacobe Martínez Antelo e o quarteto do contrabaixista argentino Demian Cabaud. Este último regressaria em 2009, mas noutra formação, integrando a segunda edição do Ciclo de Jazz, no âmbito da qual atuaram também o guitarrista Pedro Madaleno, o João Lencastre Group e o Rui Caetano Trio. Em 2010, na terceira edição do Ciclo de Jazz foi a vez das atuações do quinteto de André Carvalho, dos quartetos de Júlio Resende, Jeffery Davis e Mário Santos, e ainda da cantora Adriana Miki. Da IV edição, destaque para os concertos dos saxofonistas norte-americanos Ohad Talmor e Noah Preminger, do guitarrista e compositor italiano Andrea Lombardini e do coletivo Ficções, liderado pelo compositor e guitarrista Rui Luís Pereira (Dudas). Em 2012, no V Ciclo de Jazz, o Centro Cultural acolheu os concertos do saxofonista norte-americano Ben Van Gelder, do quinteto do também saxofonista José Pedro Coelho e do Trio Internacional  Lagarto, liderado pelo guitarrista André Matos.

Ciclo de Jazz - LAMA - imagem de cartaz

 

Share.

Comments are closed.