Visita de Estudo a Lisboa

0

Nos dias 4 e 5 de Março, as turmas do terceiro ano dos Cursos Técnicos de Turismo Ambiental e Rural e de Restauração da nossa Escola deslocaram-se  a Lisboa para Visitar Museu Coleção Berardo, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) e a Fundação José  Saramago.

Esta visita de estudo, abarcando as várias áreas de formação dos referidos cursos, pretendeu promover o contacto com a indústria do turismo, com o património histórico e cultural de Lisboa e sensibilizar os alunos para a sua valorização, bem como desenvolver o sentimento de pertença a uma comunidade cultural e linguística.

No Museu Coleção Berardo fizemos um percurso pela arte do século XX até aos nossos dias, através dos seus movimentos e protagonistas mais significativos. Desde os primeiros anos do século XX com Picasso e a invenção do cubismo, passando pela rápida e vertiginosa sucessão de vanguardas, que inventaram novos entendimentos do espaço, se apropriaram de objetos do quotidiano e os elevam à categoria de obra de arte o que levou a uma alteração radical no conceito da obra de arte.

anigif

De seguida visitamos a 28ª edição da BTL, constituída por vários expositores, distribuídos por três pavilhões. Aqui, alunos e professores puderam contactar com os organismos e empresas da indústria do turismo, tais como organismos oficiais, entidades regionais de turismo, operadores turísticos, estabelecimentos hoteleiros e restauração, empresas de animação e turismo ativo, transportadoras aéreas, casinos, entre muitos outros. Por outro lado os alunos tiveram ainda a oportunidade de recolher documentação e informações que poderão tratar em sala de aula ou utilizar para a valorização das suas provas de aptidão profissional.

A visita a um evento desta natureza constituiu mais uma das muitas atividades que decorrem fora de sala de aula e que pretendem aproximar os alunos ao contexto real de trabalho e das funções que irão desempenhar enquanto futuros profissionais e técnicos de turismo e restauração.

No dia 5, para além da visita a alguns espaços da baixa pombalina, o grupo visitou a Casa dos Bicos, sede da Fundação José  Saramago.

Integrada no âmbito da disciplina de Português, esta visita tinha como objetivos motivar os alunos para a leitura e estudo da obra “Memorial do Convento” e promover um contacto mais directo com o mundo do escritor.

Os alunos puderam apreciar a exposição «José Saramago. A semente e os frutos», sobre a vida e obra do Escritor. Puderam ver vídeos, ouvir excertos de entrevistas, tomar contacto visual com apontamentos, documentos manuscritos e dactiloscritos pelo autor, material de pesquisa para alguns dos romances, e uma parede dedicada a cada obra, incluindo a mais ampla, sobre o «Memorial do Convento». Visualizaram imagens da entrega do Prémio Nobel em Estocolmo, assim como do discurso do laureado, e a própria medalha original que lhe foi atribuída, a Medalha Nobel. Viram ainda uma réplica do escritório do autor, com os objetos originais utilizados por ele durante décadas: a máquina de escrever, a secretária, a cadeira, os óculos, alguns livros e objectos que o rodeavam.

No último andar, puderam ter uma ideia do que era a biblioteca particular do escritor e assistir ao visionamento de vídeos relacionados com a sua obra, com destaque para o vídeo Carta aos meus Avós, (https://www.youtube.com/watch?v=NkbAfHXZKRw), a partir do texto “Carta para Josefa, minha avó” de José Saramago, que emociou alunos e professores.

Esta visita atingiu os objetivos propostos por todas as disciplinas envolvidas e possibilitou aos nossos alunos o contacto com uma realidade diferente, que lhes proporcionou, para além da aquisição de novos saberes, momentos de convívio e de partilha que certamente serão recordados no futuro.

José Luís Serafim

 

Share.

Leave A Reply