Visita guiada pelo território de Santo Tirso

0

No âmbito do projeto “Por dentro da AMP”, será realizada, no próximo dia 31 de outubro, uma visita ao percurso pelo território de Santo Tirso/Trofa. O programa prevê um olhar sobre “a questão da urbanização difusa”, com enfoque para o património industrial existente no concelho.
Santo Tirso vai receber no próximo dia 31 de outubro, os participantes do projeto “Por dentro da AMP – A Questão da Urbanização Difusa”, o qual integra o programa do mês da Arquitetura – ARQ OUT 2015 – da responsabilidade da Ordem dos Arquitetos da Secção Regional Norte.
A iniciativa pretende debater a contemporaneidade urbana da Área Metropolitana do Porto (AMP) com autoria, organização e coordenação das arquitetas Patrícia Ribeiro e Sara Sucena.
Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, esta é uma iniciativa importante porque revela “uma forma de pensar o espaço urbano. Através destas visitas, consegue-se mostrar como a sociedade se move, como habita os espaços e como se relaciona. Assim, pretende-se dar a conhecer a natureza diversa e complexa dos processos de transformação urbana e as paisagens deles decorrentes”.
Através de uma visita guiada, os participantes terão oportunidade de “ler” e discutir o território do médio Ave, subindo a pontos altos e percorrendo a sinuosa rede de caminhos e estradas, que permitem observar estratos, que correspondem a desenvolvimentos temporalmente distintos e que coexistem na atualidade: assentamentos agrícolas, áreas florestais de utilização intensiva, grandes contentores industriais, operações de loteamento urbano e industrial e intervenções cirúrgicas de grande potencial regenerador.
O programa prevê um olhar sobre “a questão da urbanização difusa”, com enfoque para o património industrial existente nos territórios de Santo Tirso e Trofa, através de uma visita guiada pelos arquitetos António Charro e Conceição Melo.
A atividade tem início às 14h00, com saída marcada da Fábrica de Santo Thyrso, através do Interface da Trofa. A visita contempla uma paragem em São Gens de Cidai, pelas 14h45, com regresso por Alvarelhos, pela EN14 e EN104. Seguir-se-á uma passagem pelo Monte da Nossa Senhora da Assunção pelas 15h45. Está prevista ainda uma descida por São Tomé, Roriz e Vila do Campo. Pelas 16h30, os participantes chegarão ao Centro Cívico a Vila das Aves.
O roteiro termina pelas 17h30 na Fábrica de Santo Thyrso.
As inscrições nesta atividade são gratuitas e obrigatórias, devendo ser efetuadas através do email pordentrodaamp@hotmail.com ou dos números 92 713 62 91 / 92 733 83 81.

Share.

Leave A Reply