Congresso pacífico numa organização exemplar em Santo Tirso
Ao longo do dia 21 de Setembro, domingo, realizou-se em santo tirso, o XIV Congresso da Federação do Porto do Partido Socialista.
O congresso foi presidido pelo eurodeputado Francisco Assis. O Congresso tinha uma única moção de estratégia global, « UM PS MAIS FORTE, PELO FUTURO DO NORTE» liderado pelo reeleito presidente da federação, José Luís Carneiro.
A moção «UM PS MAIS FORTE, PELO FUTURO DO NORTE» continha oito eixos dominantes:
1 – Um partido qualificado, competente, aberto, plural e comprometido com a região.
2 – A reforma do estado e do sistema politico, ao serviço da humanização do poder.
3 – Um partido comprometido com o desenvolvimento regional.
4 – Um partido comprometido com o ambiente e a qualidade de vida.
5 – As infra-estruturas de mobilidade, escolares e de saúde.
6 – A defesa da escola pública e da qualificação profissional.
7 – A defesa do serviço nacional de saúde e de um sistema de proteção social.
8 – Por uma sociedade inclusiva e por uma aproximação dos cidadãos à europa.
O XVI congresso movimentou 404 delegados, apesar de apenas 356 terem direito a voto. Todas as votações foram aprovadas por larga maioria, num congresso pacífico desde o seu início, saindo assim reforçada a liderança de José Luís Carneiro.
Deve salientar-se também que, a lista para à comissão política distrital, tinha alguns potenciais candidatos de Santo Tirso, eram eles: Ana Maria Ferreira, José Pedro Machado, Rui Ribeiro, Sónia Martins, Marco Cunha e Isabel Carvalho. Tendo ficado em lugar ilegível apenas os primeiros três.
Com os trabalhos a caminhar para o final, Joaquim Couto salientou o trabalho da CAÍD, promovendo os trabalhos realizados pela associação, entre os quais os bolos que degustaram os congressistas no intervalo dos trabalhos.
Estiveram presentes alguns convidados especiais, entre os quais salientamos: A UGT, um representante das IPSS, um representante dos bombeiros do Porto, e a Associação Comercial do Porto.
José Luís Carneiro no discurso final, deixou uma mensagem de confiança e empenho numa nova politica, que o líder da federação do porto pretende colocar em prática, tendo como principal objectivo, vencer as eleições legislativas em 2015, derrubando a politica da direita, que vem de empobrecendo os trabalhadores, agravando as condições de vida das pessoas.
Francisco Assis, mandatado pelo secretário-geral, encerrou o congresso, agradecendo ao anfitrião Joaquim Couto e a santo tirso, pela qualidade e condições que foram proporcionadas ao congresso, para que este fosse um sucesso. Salientando também, o grande trabalho realizado por Artur Penedos (responsável pela organização do congresso).Assim terminou o XVI Congresso do partido socialista, do Porto, mas, o primeiro realizado em Santo Tirso.