XXI festival internacional de guitarra de santo tirso arranca amanhã

0

Festival nas escolas às 10h00 na biblioteca municipal e concertos à noite na sexta-feira e no sábado

A edição 2014 do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso arranca amanhã, sexta-feira, pelas 10h00, na Biblioteca Municipal, com a primeira edição do festival nas escolas. Cerca de 70 alunos do ensino secundário das escolas do concelho participam num encontro com o guitarrista brasileiro Celso Machado (que atuará sábado, pelas 21h30, naquele auditório), numa forma de estimular o contacto entre o músico e os mais novos. “A vertente pedagógica desta iniciativa é importante, na medida em que queremos formar e sensibilizar o público mais jovem para a guitarra, em particular, e para a cultura, em geral”, sublinha o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.

Durante toda a manhã de sexta-feira, este encontro entre os alunos e o músico brasileiro permitirá a troca de experiências. O guitarrista brasileiro falará do seu percurso musical e interpretará alguns dos seus temas, proporcionando a estes jovens o contato, para alguns o primeiro, com a guitarra.

O concerto inaugural do XXI Festival Internacional de Guitarra também decorre amanhã, pelas 21h30, no auditório Padre António Vieira, na Artave (Colégio das Caldinhas), com Massimo Delle Cese, em conjunto com a Orquestra Artave, na interpretação do Concerto op.30 de Mauro Giuliani.

Premiado em vários concursos, Massimo Delle Cese tinha apenas 15 anos quando ficou em primeiro lugar no 4 º Concurso Nacional de Guitarra de Ancona, Itália. Formado no Conservatório Santa Cecília, de Roma, é presença regular em festivais de guitarra, tendo atuado em países como Itália, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Portugal, Dinamarca, Grécia, Turquia e EUA. As suas gravações a solo têm recebido o elogio do público e da crítica e o reconhecimento das revistas internacionais de guitarra. O seu CD com o primeiro registo realizado em todo o mundo dos 22 Estudos de Guitarra do compositor italiano Mario Gangi, revelou-se num grande sucesso.

Atualmente, Massimo Delle Cese é professor titular no Conservatório de Música L’Aquila, realiza cursos na Accademia Romana di Musica e é presença regular em master classes promovidas em festivais de guitarra.

No sábado, dia 27, será a vez de Celso Machado subir ao palco do auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso, acompanhado por uma Orquestra de Guitarras do Festival. Virtuoso multi-instrumentista e compositor, Celso Machado conduz o seu público através da riqueza e diversidade da música do Brasil, de onde é natural. É considerado um dos músicos/compositores mais versáteis e interessantes da atual música brasileira; a guitarra é apenas uma das suas paixões, já que o seu talento para fazer música a partir de qualquer objeto, de todos os materiais que estão ao seu alcance, parece ser a sua missão na vida.

A música de Celso Machado está enraizada nos ritmos e estilos brasileiros. Tendo por base o seu estudo aprofundado da guitarra clássica, Celso Machado compõe para guitarra e ensemble. As suas composições, extremamente inovadoras, refletem um apurado conhecimento da música tradicional do Brasil, entre os quais o samba, choro, baião e frevo, mas também reflete o seu fascínio pela música do mundo.

O XXI Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso decorre até 6 de junho, com mais quatro concertos.Com uma programação eclética e com um vasto leque de sonoridades, interpretadas por músicos de referência mundial, o convívio entre várias expressões musicais é o mote da edição deste ano, com destaque para a guitarra clássica, a guitarra tradicional, o rock progressivo e os sons latino americanos.

 

Share.

Comments are closed.