A GNR relembra que a captura de sardinha encontra-se interdita em Portugal
A GNR relembra que a captura de sardinha encontra-se interdita em Portugal desde 12 de outubro de 2019.
A sardinha, Sardina pilchardus, é um recurso de interesse estratégico para a pesca portuguesa, para a indústria conserveira e para as exportações de produtos da pesca e do mar,
assumindo uma particular relevância em termos socioeconómicos em várias comunidades piscatórias. O recurso deve ser explorado de modo a garantir,
a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, económica e social da pescaria,
dentro de uma abordagem de precaução, definida com base nos dados científicos disponíveis, procurando-se simultaneamente assegurar os rendimentos da pesca aos seus profissionais.
O pescado apreendido foi sujeito a verificação higiossanitária e será doado a instituições de solidariedade social da região norte.