A junta de freguesia de vila das aves reuniu em assembleia geral

0

A junta de freguesia de vila das aves, reuniu emassembleia geral na passada sexta feira, tendo esta sido realizada no salão nobre da junta de freguesia .

Da ordem de trabalhos constavam três pontos:

1 – Informações do executivo

2 – Toponímia

3 – Definição territorial dos limites de vila das aves

No período antes da ordem do dia salientamos a intervenção dos deputados António Costa (ps) e Sebastião Lopes do (psd/ppm).

Tendo o primeiro alertado o executivo para diversas situações em sua opinião anómalas que acontecem na vila, no sentido de saber qual será a posição da junta de freguesia e que respostas têm para as questões levantadas.

Depois Sebastião Lopes refutou algumas situações levantadas pelo anterior deputado, mas solicitando à presidente informações mais precisas sobre os assuntos em questão.

Por lapso do presidente da assembleia, apenas agora, colocou à aprovação a ata da sessão da reunião anterior, tendo a mesma sido aprovada por larga maioria, contando apenas com duas abstenções.

Ultrapassando o período antes da ordem do dia foi dada a palavra ao publico, tendo sido inscritos apenas duas pessoas: Carlos Fernandes e Marco Campos, tendo o primeiro feito um comício atropelando claramente os direitos e deveres dos cidadãos, mas com o condão de ninguém se ter oposto., em primeiro lugar os deputados socialistas, mas também o presidente da assembleia. O segundo interveniente colocou basicamente questões sobre o potencial ou definitivo encerramento da escola de Cense…!

Ao qual a deputada socialistas Carla Carneiro, possivelmente a pessoa mais bem identificada e conhecedora na sala, da realidade da educação não só na vila das aves, mas no concelho, sustentada em dados concretos da realidade e dos motivos que levaram ao potencial encerramento da escola de Cense.

carla

1º ponto da ordem de trabalhos: informações do executivo

A presidente Elizabete Faria, apresentou várias actividades desenvolvidas como: a visita realizada ao CAID pelos presidentes de junta, realidade que deixou apaixonada a presidente pelo projecto.

Falou de seguida da eleição e posterior nomeação do director do mega agrupamento (agrupamento de escolas d. Afonso Henriques) Dr. Rui Sousa que já era o presidente da CAP. com o qual a presidente Elizabete Faria salientou, manter excelentes relações.

A presidente agradeceu a total disponibilidade do presidente do clube desportivo das aves na altura das festas da vila, pela prontidão que o mesmo teve em ceder o pavilhão para a realização do programa das festas que, devido ao mau tempo esteve em causa.

A presidente distinguiu também mais um sucesso do torneio de escolinhas de ringe.

Salientou depois o fato da liga dos amigos do hospital de santo tirso ter escolhido vila das aves, mais propriamente a junta de freguesia para realizar o seu jantar de aniversário.

Posteriormente salientou os protocolos assinados com o agrupamento d. Afonso Henriques e Tomas Playo para a realização de estágios.

Informou também que a junta de freguesia faz parte dos órgãos sociais da ANAFRE. Passando pela necessidade e lamentação do estado da maioria dos passeios das ruas da vila estarem em mau estado. Informou também sobre a triste realidade que será o encerramento da escola de Cense, informando também que a camara municipal assegura o transporte para a escola dos alunos daquele lugar. Informou também algo inédito que é a realização no próximo dia 22 de julho de uma reunião pública do executivo da camara municipal, na junta de vila das aves. A terminar a presidente realçou também, que foi atribuído à junta de vila das aves um financiamento adicional pela camara municipal de santo tirso, no valor de €29.236.

2º ponto da ordem de trabalhos: toponímia

Neste ponto esta a questão de atribuir um nome a uma nova rua agora criada na sequencia da ligação da rua de paradela a Cense, ( rua que terá o nome do mologrado ex presidente – engº Aníbal Magalhães moreira – por esse motivo a presidente elaborou um historial da actividade publica e politica do já falecido engº Aníbal Magalhães Moreira cimentando assim o motivo de tal proposta, que foi aprovada por aclamação.

3º ponto da ordem de trabalhos: definição territorial dos limites de vila das aves

O presidente da assembleia, apresentou todo um historial do trabalho realizado pela comissão eleita para o feito, que contava com deputados de todos os partidos com assento na assembleia. Depois de uma explanação exaustiva o presidente colocou a proposta a votação tendo a mesma sido aprovada por unanimidade. Dando por encerrada de seguida a sessão.

sebastiao

 

Share.

Comments are closed.