Álvaro Siza Vieira vence II edição do prémio municipal de arquitetura e urbanismo

0

Quartel dos bombeiros voluntários de santo tirso foi a obra que se distinguiu

Álvaro Siza Vieira venceu, por unanimidade, a segunda edição do Prémio Municipal de Arquitetura e Urbanismo com o seu projeto para o Quartel de Bombeiros Voluntários de Santo Tirso. Castro Fernandes presidiu ao júri a quem coube a difícil tarefa de escolher o vencedor, perante a qualidade dos projetos apresentados:

Centro de Relacionamento com Clientes da Portugal Telecom

Arquiteto Francisco Aires Mateus

Destaca-se pelo modo como questiona o programa e como volumetricamente o relaciona com a envolvente. A solução adotada aborda um programa complexo, traduzido na riqueza espacial e relaciona-se com a envolvente de um modo peculiar, assumindo uma forma virtuosa resolvida com grande elegância.

Escola Secundária Tomaz Pelayo

Arquiteto José Manuel Gigante

Destaca-se pela adequação da forma ao programa e pela capacidade de intervir sobre uma pré-existência, respeitando a sua leitura e adotando uma escala adequada, quer no relacionamento com o edifício pré-existente quer na relação com a envolvente urbana. A obra resulta de grande qualidade funcional e construtiva.

Quartel de Bombeiros Voluntários de Santo Tirso

Álvaro Siza Vieira

siza_vieira

Destaca-se pela adequação às circunstâncias e rigor orçamental que se traduzem em soluções construtivas económicas, mas excecionalmente trabalhadas, de modo a adaptarem-se às condições e programa. O rigor e sobriedade da solução atribuem-lhe características pedagógicas e de atitude profissional, na qual ressalta

a modéstia, que no seu conjunto são uma virtude rara nos nossos dias, ainda mais se aplicada a um arquiteto de nome internacional como o é Álvaro Siza Vieira.

A obra vencedora distingue-se também pela disciplina posta no processo concetual que se traduz na coerência entre arquitetura e construção, no rigor do detalhe e na adequação e respeito pelos materiais e técnicas construtivas.

Este edifício é testemunho construído, quer do ponto de vista da sua conceção, quer do ponto de vista tecnológico e da construção, da forma exemplar como a Arquitetura resulta do respeito da observância rigorosa do projeto, num processo de colaboração ativa e comprometida entre todos os agentes intervenientes.

Este edifício constitui-se como uma incontornável referência municipal, nacional e internacional.

Share.

Comments are closed.