Avatar de língua gestual portuguesa facilita acesso à página do município

0

NOVA FERRAMENTA DIGITAL JÁ ESTÁ DISPONÍVEL E CONCRETIZA
MAIS UM PASSO DA MODERNIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

A Câmara Municipal de Santo Tirso deu mais um passo no caminho da inclusão e da modernização administrativa com a disponibilização de um avatar de Língua Gestual Portuguesa na página do município na internet. Com a implementação desta ferramenta digital, a comunidade surda passa a ter um acesso facilitado a toda a informação do Município.

 Segundo o presidente da autarquia, Alberto Costa, “o objetivo é incluir toda a população no acesso aos serviços e à informação disponibilizada pelo Município de Santo Tirso, independentemente das dificuldades de comunicação que os cidadãos possam ter”.

“A introdução de uma ferramenta digital como este avatar de Língua Gestual Portuguesa pode parecer, para a maioria das pessoas, apenas um pequeno pormenor, mas para a comunidade surda é, certamente, um passo importantíssimo na sua qualidade de vida e na promoção do seu direito de acesso à informação municipal”, acrescenta.

Alberto Costa destaca, ainda, que “este é mais um passo no sentido da modernização administrativa do Município de Santo Tirso”, dando outros exemplos como “o recente lançamento de uma plataforma de recrutamento e a inauguração, em maio passado, de Espaços do Munícipe Descentralizados em dez juntas de freguesias do concelho”.

Na prática, o avatar agora disponibilizado permite a tradução automática para Língua Gestual Portuguesa de qualquer conteúdo de texto.

Alberto Costa realça a existência de “estudos que apontam para uma elevadíssima percentagem de cidadãos surdos com problemas de literacia devido à falta de conhecimento da Língua Portuguesa falada e, consequentemente, grandes dificuldades de leitura”.

O autarca defende, ainda, que “o Município de Santo Tirso deve reger-se por princípios fundamentais como o da não discriminação e o da acessibilidade universal, pelo que é fundamental assegurar a disponibilização de ferramentas que garantam a comunicação e o acesso generalizados aos seus serviços”.

A Língua Gestual Portuguesa é, desde 1997, uma das três línguas oficiais de Portugal, a par do Português e do Mirandês. Trata-se de uma forma de comunicação com origem no século XIX, produzida a partir de movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a língua gestual não é universal, pois cada país possui o seu próprio vocabulário, gramática e estrutura. Atualmente, estima-se que a Língua Gestual Portuguesa seja falada por mais de 100 mil pessoas.

Além do site do Município de Santo Tirso, o avatar de Língua Gestual Portuguesa também já se encontra disponível na página do Centro de Arte Alberto Carneiro. Nos próximos dias, ficará, igualmente, acessível no sítio do Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

Share.

Comments are closed.