Biblioteca municipal recebe peça de teatro feita por atrizes de etnia cigana

0

Iniciativa é promovida pela rede europeia anti-pobreza e realiza-se dia 8 de novembro (sexta-feira), pelas 21h00

Promover a igualdade de oportunidades nas mulheres de etnia cigana é o objetivo da peça de teatro que vai ser apresentada, dia 8 de novembro, sexta-feira, pelas 21h00, no auditório da Biblioteca Municipal, no âmbito do projeto ROMI, desenvolvido pela Rede Europeia Anti-Pobreza, em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso.

A iniciativa, que pela primeira vez se realiza no concelho, visa fazer a auto-recriação dos problemas da vida doméstica quotidiana das mulheres ciganas, dando, por um lado, a conhecer a sua cultura e as suas vivências no feminino e, por outro, desmistificando os estereótipos que existem em torno da comunidade cigana.

Durante o dia da próxima sexta-feira, as mulheres ciganas, vulgo, atrizes farão o ensaio geral e, a partir das 21h00, levarão a cena a peça de teatro, que viverá, em boa parte, da interação com o público, uma vez que não existe um guião definido para a representação do espetáculo na Biblioteca Municipal.

O Teatro Fórum tomará, assim, o rumo que os espetadores pretenderem, em função da dinâmica que for estabelecida com as atrizes “em palco”, mulheres que procurarão sensibilizar as comunidades locais em que se inserem para as realidades social e cultural da etnia cigana.

Ao ser parceiro do projeto ROMI, o Município de Santo Tirso quer contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades nas mulheres ciganas, através de uma cidadania ativa por parte desta população, com um papel-chave no processo de socialização da comunidade cigana.

O Teatro Fórum é apenas uma das ações que fazem parte do projeto ROMI, iniciado em julho de 2011 e previsto terminar este mês, com a realização de um seminário, no qual participarão as mulheres ciganas, os parceiros institucionais, nomeadamente a Câmara Municipal de Santo Tirso, e a comunidade em geral.

O vereador com o pelouro da Coesão Social, Alberto Costa, vai assistir ao Teatro Fórum. A iniciativa é de entrada livre, até à lotação do auditório da Biblioteca Municipal, e aberta ao público em geral.

Share.

Comments are closed.