Câmara Municipal promove “vigília pelo direito à verdade” dia 8 de março, junto ao hospital

0

ALBERTO COSTA EXIGE RESPOSTAS À MINISTRA DA SAÚDE, ANA PAULA MARTINS

“Pelo direito à verdade” é o mote da vigília que a Câmara Municipal de Santo Tirso vai promover dia 8 de março (sábado) para exigir que a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, preste esclarecimentos sobre a passagem da gestão do Hospital Conde S. Bento para a Misericórdia. A vigília vai decorrer a partir das 15h00, no Largo Domingos Moreira, junto ao hospital.

Ao fim de praticamente três meses a aguardar que a Ministra da Saúde agende uma audiência com Alberto Costa, com o fim de prestar um conjunto de esclarecimentos em relação à decisão anunciada pelo primeiro-ministro Luís Montenegro de retirar a gestão do Hospital de Santo Tirso da esfera pública, a Câmara Municipal de Santo Tirso decide avançar com uma ação de protesto contra a falta de diálogo por parte da tutela.

Sob forma de vigília, a iniciativa é dirigida à população em geral, nomeadamente aos utentes abrangidos pelo hospital, e servirá para exigir à Ministra da Saúde que responda a uma série de questões que o presidente da Câmara Municipal apresentou numa Carta Aberta a Ana Paula Martins.

No dia 12 de fevereiro, depois de insistentes tentativas junto da tutela para ser recebido por Ana Paula Martins, o presidente da Câmara Municipal deslocou-se à Assembleia da República, para entregar em mãos à Ministra da Saúde uma Carta Aberta a renovar, entre outros aspetos, o pedido de audiência urgente.

A Ministra da Saúde comprometeu-se a contactar Alberto Costa para agendar a reunião, mas, até à data, não o fez, falhando ao compromisso assumido não apenas ao presidente da autarquia, mas também ao presidente da Assembleia Municipal, Fernando Benjamim, e aos representantes dos profissionais de saúde.

Em face do inaceitável silêncio por parte do Governo, a Câmara Municipal diz ter chegado a hora de dizer “basta” à falta de respostas por parte da Ministra da Saúde, lançando o desafio a toda a população, em geral, e aos profissionais de saúde, em particular, para se juntarem à iniciativa e fazerem ouvir a sua voz.

A vigília intitulada “Pelo Direito à Verdade” vai juntar centenas de pessoas no Largo Domingos Moreira, em frente ao Hospital Conde S. Bento, sede da ULS do Médio Ave, dia 8 de março (sábado), a partir das 15h00.

 

Share.

Comments are closed.