Carla Valente deslumbra Porto com o seu novo livro de Poesia “SOMOS”

0

A cidade do Porto recebeu de modo entusiasta a escritora tirsense Carla Valente.

No passado dia 26 de novembro, na Biblioteca Almeida Garrett, ao Palácio de Cristal, mais de uma centena de admiradores puderam assistir ao lançamento do segundo livro de poesia de Carla Valente – SOMOS. Desta vez, a autora não subiu sozinha ao palco, escolheu António F Maia para seu coautor, e, numa simbiose perfeita fazer jus à arte plural.
Este livro composto por 65 poemas e 17 fotografias a preto e branco foi alvo dos maiores elogios pelos eruditos da arte poética.
A apresentação da obra esteve a cargo do célebre escritor Luís Quintino Lima e do professor e historiador César Santos Silva. Para além dos apresentadores, acompanharam a autora, na mesa de honra, António F Maia, coautor de SOMOS, Vítor Rocha da Mosaico de Palavras Editora, e Alírio Canceles, que assumiu o papel de moderador/comentador do evento.
Luís Quintino Lima comparou Carla Valente a Daniel Faria, Eugénio de Andrade e a Reiner Maria Rilke, tendo argumentado tal reconhecimento recorrendo à citação de modo comparado entre um poema de cada um dos consagardos escritores com os de Carla Valente. Considera a poesia de Carla Valente “intensa, profunda, (…) fogo de amor em que a poetisa se exalta e se consome…”. César Santos Silva deu o enfoque ao seu discurso na temática: “A importância dos escritores na cidade do Porto/ a chegada da escritora Carla Valente à cidade do Porto”. Mostrou-se surpreendido com a intensidade e originalidade da poesia de Carla Valente, tendo mesmo afirmado que, um dia, será bem possível que, a cidade do Porto venha a ter uma rua chamada Carla Valente. Antonio F Maia referiu que SOMOS foi um desafio aliciante, exigente e pautado por muita sintonia no sentir das emoções. As declamações estiveram a cargo de Álvaro Maio, Aurora Gaia, Carlos Revez, Eduardo Roseira, Isilda Nunes e Lourdes dos Santos que, na sua
maioria, são pessoas do mundo do teatro, tendo dado voz aos poemas de Carla Valente de modo exímio.

anigif5
A parte musical foi abrilhantada pelas vozes das filhas da autora – Vitória Valente e Mariana Valente, bem como pela excelente prestação do grupo Trio Vibratto, composto por Patrícia Fontes Pereira, Rafaela Fernandes e Raquel Couto.
Sob a chancela do Mosaico de Palavras Editora, o evento decorreu com a qualidade a que Carla Valente já nos habituou. De referir que, a estilista tirsense, Conceição Leite, vestiu a escritora bem como as suas duas filhas.
Estiveram, entre muitos dos presentes, a Diretora da Biblioteca Almeida Garrett – Dr.ª Filipa Correia, em representação da Câmara Municipal do Porto, e o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Santo Tirso, Tiago Araújo, que assistiu ao evento na sua íntegra.
A autora confessou que SOMOS é um livro “muito intenso que faz a travessia do verbo ser, de quem nos marca, de quem nos trespassa e nunca mais nos deixa como éramos antes”. Sorridente e muito confiante, disse à comunicação social e aos presentes, que pretende levar esta obra a várias cidades do país, nas quais se inclui Santo Tirso, sua cidade natal.
No final procedeu-se à habitual sessão de autógrafos enquanto decorria um porto de honra. O livro pode ser adequirido na FNAC, na livraria Vanda em Santo Tirso ou diretamente à editora.

Cristina Valente

Share.

Leave A Reply