Obtém bons resultados nas áreas do AVC, Enfarte, Cirurgia de Ambulatório, Pediatria e Segurança do Doente
Foi publicado o relatório do programa SINAS – Sistema Nacional de Avaliação de Saúde, elaborado pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), relativo ao último semestre, tendo o Centro Hospitalar do Médio Ave obtido a distinção de “Excelência Clínica” (nível de qualidade II) nas áreas do Acidente Vascular Cerebral, Enfarte Agudo do Miocárdio, Cirurgia de Ambulatório, Pediatria – Cuidados Neonatais e Pneumonias e Segurança do Doente.
Relativamente ao último relatório, a Segurança do Doente é novo indicador em que é reconhecida a qualidade da prestação de cuidados de saúde do CHMA, quer ao nível dos procedimentos hospitalares como também dos eventos adversos.
Nas restantes áreas avaliadas – Acidente Vascular Cerebral, Enfarte Agudo do Miocárdio, Cirurgia de Ambulatório e Pediatria – os indicadores alcançados são também muito positivos, confirmando o cumprimento de critérios e indicadores considerados importantes para a prestação de cuidados de saúde de qualidade, e que resultam do bom desempenho das equipas de profissionais do Centro Hospitalar do Médio Ave.
O SINAS
O SINAS é um sistema de avaliação da qualidade dos estabelecimentos prestadores dos cuidados de saúde, com validação internacional, para o internamento e ambulatório, desenvolvido pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS), que se baseia na análise de indicadores objectivos e verificáveis, relativos à estrutura e cultura da organização.
As classificações visam qualificar os serviços, tendo em conta indicadores específicos para cada área de actuação, ao nível do diagnóstico, dos procedimentos ou da profilaxia.