Centro hospitalar médio ave, assinalou dia mundial da saúde mental

0

Evento informou e esclareceu utentes sobre doenças psiquiátricas e reforçou a importância da prevenção e intervenção precoce

No dia 10 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Este ano, o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), através do Serviço de Saúde Mental, associou-se  pela primeira vez às comemorações, num projeto de continuidade e proximidade com os utentes que anualmente vai ser alternado entre as duas unidades hospitalares (Santo Tirso e V.N. Famalicão).

Neste sentido, o programa teve duas vertentes, em simultâneo. Uma decorreu na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, onde foi debatido por especialistas esta temática, realçando a cada vez maior prevalência da doença e que é preciso contrariar esta tendência com a prevenção e intervenção precoce.

É de referir a enorme afluência que a conferencia teve, contando também com a presença de muitos alunos do Instituto Nun’Alvres, do presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Dr. Joaquim Couto, e da Vereadora da Câmara Municipal de V.N. Famalicão com o pelouro da Saúde Pública, Dra. Sofia Fernandes.

A outra iniciativa no âmbito deste dia, teve lugar na área da Consulta Externa da Unidade de V.N. Famalicão do CHMA, e permitiu esclarecer os utentes sobre questões relacionadas com a doença mental e informar sobre as diferentes doenças psiquiátricas.  Para além disso, interação foi reforçada entre utentes e profissionais, através do desafio lançado de pensarem e deixarem testemunhos escritos sobre  “o que contribui para a minha saúde mental”.

É de referir que o Serviço de Saúde Mental do CHMA foi recentemente considerado como Good practice no documento internacional  “Joint Action on Mental Health and Well-being” de 2016, que avaliou a prestação de cuidados na comunidade, e que vem reforçar a qualidade do Centro Hospitalar do Médio Ave nesta área.

thumbnail_foto1_saudemental_renamed thumbnail_foto2_saudemental

Share.

Leave A Reply