Chocolates, compotas, chás e até vinho com travo a camélia destacam-se em Famalicão

0

decorre de 7 a 13 de março com muitas e variadas iniciativas

Dos irresistíveis chocolates da Casa Grande com travo a camélia, às saborosas compotas caseiras Camellia Collection da Casa do Marquês, passando pelos chás ricos e variados da Meia Dúzia, até ao vinho camélia proveniente do ancestral Mosteiro de Landim. Estes são apenas alguns dos inovadores produtos que vão estar presentes no Mercado Made In Camélia, um dos pontos altos da II edição da Semana da Camélia que decorre entre 7 e 13 de março, em Vila Nova de Famalicão.

Na próxima segunda-feira, dia 7, Vila Nova de Famalicão vai despertar com toda a beleza desta flor frágil e única que floresce ao sol de inverno. Nos jardins da Praça D. Maria II serão “plantadas” durante a madrugada cerca de 3.500 “camélias” criadas pelas crianças e utentes das escolas e instituições do concelho. Depois de receberem da organização um molde de uma camélia, as instituições foram desafiadas a criarem a sua própria flor com materiais recicláveis. O resultado é verdadeiramente deslumbrante, prova da criatividade e imaginação dos mais novos, e marca o arranque do evento, que acontece pelas 16h00, com as presenças das crianças e do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

camelias_renamed

As atividades em torno desta flor, originária do sudeste asiático e também conhecida por Japoneira prolongam-se por toda a semana com cerca de duas dezenas de eventos. “São sete dias de muitas e diversificadas iniciativas onde a literatura, a pintura, a música, o canto, as artes performativas, os trabalhos manuais e até a culinária marcam presença. Sete dias dedicados à camélia, considerada já um ex-libris do nosso território”, como afirma a propósito o presidente da autarquia, Paulo Cunha.

Um dos grandes momentos da programação é a II Exposição de Camélias de Vila Nova de Famalicão que se realiza durante o fim-de-semana no mercado municipal, com a presença de cerca de uma dezena de casas e quintas do concelho que prometem surpreender pela beleza das suas camélias antigas portuguesas.

Do programa destaca-se ainda as visitas às Quintas de Tarrio e de Penso, que abrem os portões dos seus jardins aos apaixonados por camélias para apreciarem os muitos exemplares que florescem nestes lugares com séculos de história. A iniciativa decorre no sábado, dia 12 e os interessados devem efetuar as suas inscrições através do mail semanadacamelia@vilanovadefamalicao.org.

No sábado, a cidade será também invadida pelo grupo dos Urban Sketchers que vão percorrer vários espaços munidos de lápis, canetas e aguarelas pintando nos seus cadernos as camélias que vão encontrando pelo caminho.

Referência também para o espetáculo musical “A Dama das Camélias”, no sábado, pelas 21h00, no Mercado Municipal. Segue-se o Flower Power Camellia e Gin com Chá, com os bares da cidade Classe Bar e Caffé Caffé a juntarem-se à iniciativa.

Uma caminhada, workshops, oficinas, exposições e leituras são outras das atividade que completam o programa.

 

 

Share.

Leave A Reply