Colocada a 1ª pedra no polidesportivo da UDS Roriz

0

Na passada sexta-feira, dia 08 de agosto, foi colocada a primeira pedra para o futuro polidesportivo da união desportiva e social Roriz. Depois de muita persistência do presidente Francisco Bessa e da sua direcção, estes alcançaram no referido dia metade do caminho, tendo agora cerca de um ano para tornar este sonho realidade.

Para o lançamento oficial da primeira pedra estiveram presentes o secretário de estado do desporto Emídio Guerreiro, o presidente da Camara Municipal Joaquim Couto, o vereador do desporto José Pedro Machado, o presidente da junta de freguesia Moisés Andrade, a deputada Andreia Neto, a coordenadora das mulheres socialistas Isabel Coutinho e o Pároco da freguesia, padre Eugénio, assim como várias dezenas de pessoas que se quiseram associar ao evento.

Para o lançamento oficial da primeira pedra estiveram presentes o secretário de estado do desporto Emídio Guerreiro, o presidente da Camara Municipal Joaquim Couto, o vereador do desporto José Pedro Machado, o presidente da junta de freguesia Moisés Andrade, a deputada Andreia Neto, a coordenadora das mulheres socialistas Isabel Coutinho e o Pároco da freguesia, padre Eugénio, assim como várias dezenas de pessoas que se quiseram associar ao evento.

A abrir os discursos como não poderia deixar de ser, o presidente da União Desportiva e Social Roriz Francisco Bessa, tomou a palavra. Começando por agradecer a presença de todos, indicando que todos os presentes, seriam testemunhas do início de um projecto que há muito estava a ser delineado (outubro de 1997), e agora começou a concretizar-se, algo histórico para o clube UDS Roriz.

FOTO 1

Depois de muitos anos de luta, ultrapassamos todas as dificuldades que fomos encontrando, e acreditem que foram bastantes, mas com muita crença e garra, eu a minha direcção e mais algumas pessoas, conseguimos ultrapassar todas essas dificuldades, e hoje estamos a presenciar algo em que muitos não acreditariam ser possível, e outros fizeram para que isso não acontecesse, para essas pessoas a melhor resposta está a ser dada com o lançamento da 1ª pedra.

Mais esclareço que o projecto teve o seu aval no dia 12 de Maio de 2014, quando, numa reunião na CCDR, na presença do Secretario de Estado Dr. Emílio Guerreiro (principal obreiro para a realização deste projecto), o Dr. Castro de Almeida, o nosso vereador do Desporto Dr. José Pedro Machado, a convite da direcção da UDS Roriz, esteve também presente o nosso presidente da junta de freguesia Moisés Andrade.

Depois da referida reunião, colocamos mãos à obra, para que o mais rapidamente possível o projecto arranca-se. Deparamo-nos novamente com dificuldades, pois foram-nos garantidos apoios principalmente financeiros, e até ao momento ainda não os recebemos, assim esclareço que para a conclusão deste projecto, faltam cerca de 439 mil euros.

Para terminar o seu discurso o presidente da UD Roriz, quis fazer uns agradecimentos especiais:

“Quero agradecer de uma forma muito especial em meu nome e da direcção da UDS Roriz, a algumas pessoas pelo empenho demonstrado desde a primeira hora, pela garra que sempre tiveram e dedicação com que sempre trabalharam para que este polidesportivo fosse uma realidade. Começo então por agradecer ao Sr. Isac Rodrigues (vice-presidente), ao Dr. Joaquim Couto (presidente Camara Municipal Santo Tirso), ao Dr.José Pedro Machado (vereador do desporto) e por fim ao Sr. Moisés Andrade (presidente da Junta de Freguesia).”

Hoje, Joaquim Couto era, por isso, um presidente de Câmara com o sentimento de dever cumprido, uma vez que esteve na origem do projeto, há mais de 20 anos, e, de regresso à presidência da autarquia, está no lançamento da primeira pedra do equipamento desportivo em Roriz.

“Sinto-me, naturalmente, satisfeito e mesmo emocionado por estar a participar no pontapé de saída de um projeto que levou tantos anos a resolver, por razões que não interessam agora estar a dissecar”, reconheceu o presidente da Câmara, para quem “esta infra-estrutura desportiva é inteiramente merecida, para o clube, para a população de Roriz e para o concelho”.

Joaquim Couto fez ainda votos para, “brevemente”, estar presente na cerimónia de inauguração do complexo desportivo e deixou também a garantia, depois do repto lançado pelo presidente da Direção da União Desportiva e Social de Roriz, Francisco Bessa, “de que não será por falta de apoio da Câmara que a obra não se concretizará”.

FOTO 2

Também o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, se mostrou “satisfeito” por estar em Santo Tirso a participar no lançamento da primeira pedra do Complexo da União Desportiva e Social de Roriz, em resultado do “empenho pessoal” que colocou na resolução do problema que “se arrastava há alguns anos”.

A solução administrativa para garantir parte do financiamento da obra passou pelo acesso às verbas que sobraram dos fundos comunitários, com o Governo a endereçar um convite especial à União Desportiva e Social de Roriz para poder concorrer às sobras do Quadro de Referência Estratégica Nacional, após a Câmara ter feito uma carta de conforto a apoiar o projeto.

Posteriormente tomou a palavra o Presidente da Juntas de Freguesia de Roriz Moisés Andrade, este começou por agradecer a presença de todas as entidades e ao publico em geral, indicando que este seria um momento muito importante para a freguesia de Roriz. Tendo deixado a mensagem que o dia 08 de Agosto de 2014, jamais poderá ser esquecido pelos habitantes de Roriz, dada a importância do acontecimento, com o arranque da construção desta estrutura desportiva, que em muito irá melhorar a nossa freguesia. Esta obra sempre teve o total apoio da junta de freguesia, que nunca deixou a direcção da UDS Roriz sozinha, acompanhamos este projecto desde o início e tudo fizemos para que hoje fosse uma realidade. O Polidesportivo terá um valor de custo aproximado de 1 milhão de euros, contudo, apesar deste valor, o ânimo do presidente da União Desportiva e Social Roriz Francisco Bessa nunca desmoronou. O trabalhado efectuado em parceria entre o UDS Roriz, Junta de Freguesia e Camara Municipal Santo Tirso, sempre foi o melhor e juntos conseguimos ultrapassar todas as adversidades que foram aparecendo. Assim gostaria de fazer um especial agradecimento ao Dr. Joaquim Couto e ao Francisco Bessa pela dedicação que sempre tiveram para levar este projecto a bom porto.

 

 

Share.

Comments are closed.