Companhia de Guias de Vila das Aves, comemoração o dia Mundial do Pensamento.

0

Dia 23 de Fevereiro de 1969, uma data, uma memória, um passado que chegou ao presente!

No passado sábado, dia 23 de Fevereiro, a 1ª Companhia de Guias de Vila das Aves esteve em festa! Para além da comemoração do Dia Mundial do Pensamento, data de aniversário dos fundadores do Guidismo e do Escutismo, celebrou-se também o 50º aniversário da Companhia, contando com todas as Guias da Região do Porto.

A necessidade de criar um movimento feminino, uma vez que no Escutismo apenas eram permitidos rapazes, levou a que D. Maria Inês Azevedo Mendes Carvalho lançasse o desafio a Maria Auxilia Dias Marques Ferreira e Maria Manuela Correia Morgado e criassem finalmente um movimento para raparigas, a 1ª Companhia de Guias de Vila das Aves. A D. Maria Inês recebeu, naquele dia, as promessas das primeiras chefes da Companhia, Maria Auxilia e Maria Manuela. Maria Auxilia, que está no ativo até aos dias de hoje, foi então a primeira Chefe de Companhia e recebeu as Promessas de duas primeiras patrulhas de Guias.

Este foi então um dia cheio de atividades e emoções! Através de uma máquina do tempo, conseguimos realizar atividades atuais relembrando sempre o passado. A freguesia encheu-se de Avezinhas e Guias, que desenvolveram as suas capacidades, mas também de antigas Guias que relembraram os bons velhos tempos. Algumas delas, estiveram até presentes naquele dia 23 de Fevereiro de 1969… e como foi bom tê-las connosco novamente! Os Parabéns foram cantados no recinto da sede, junto das Guias e dos seus familiares e, de seguida, foi altura de terminar esta celebração junto com a Paroquia. A Eucaristia das 18 horas encheu-se de vozes Guidistas e contou com a presença do Sr. Tiago Araújo, Vereador da Juventude e Voluntariado da Câmara Municipal de Santo Tirso e também do Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, Joaquim Faria.

Aqui fica um agradecimento a todos aqueles que ajudaram a 1ª Companhia de Vila das Aves a crescer ao longo destes 50 anos. A semente foi lançada, cultivada com amor e dedicação e, apesar de tantas tempestades, foi sempre germinando e dando fruto ano após ano! Já lá vão 50 anos, ainda muitos mais estão por vir. 50 anos a mudar a vida das jovens raparigas em Vila das Aves.

1ª Companhia de Vila das Aves

 

 

 

Share.

Leave A Reply