Concerto de Laoise Kelly promete momento único no mosteiro de Santo Tirso

0

MUNICÍPIO ASSINALA DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS,
NO PRÓXIMO DOMINGO

A Câmara Municipal de Santo Tirso assinala no próximo domingo, 16 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com um concerto da irlandesa Laoise Kelly, a mais importante harpista da sua geração. A atuação terá lugar no Mosteiro de Santo Tirso, a partir das 17h00.

Distinguida com o prémio Músico do Ano 2020 dos Gradam Ceoil Awards, conhecidos como os “Oscars da música tradicional”, Laoise Kelly foi pioneira num novo estilo de execução da harpa.

Ao longo da carreira de solista, gravou mais de 70 discos com artistas irlandeses consagrados, incluindo Seamus Heaney, The Chieftains, Christy Moore, Sharon Shannon, Dónal Lunny, Tommy Makem, Matt Molloy, Tommy Peoples, Mary Black e Maighread & Tríona Ní Dhomhnaill. Gravou, também, com a inglesa Kate Bush e Tim O’Brien, ícone norte-americano da música country/bluegrass.

Laoise Kelly foi ainda membro fundador do Bumblebees, um grupo de música tradicional, e da Fiddletree, banda que reúne músicos dos Estados Unidos, ilha do Cabo Bretão e Escócia que tocam oito instrumentos feitos a partir da mesma árvore.

Além do concerto do próximo domingo, o programa comemorativo do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios inclui, a partir das 16h00, uma visita guiada à Arte Barroca do Mosteiro de Santo Tirso.

Share.

Comments are closed.