Dia Mundial da Criança

0

No Dia Mundial da Criança, 1 de junho, Os Verdes debatem o espaço das crianças na cidade, numa Conversa Ecologista – Cidades, Amigas das Crianças? – através da qual pretendemos refletir sobre o ordenamento e planeamento do espaço público tendo em mente as necessidades e direitos das crianças e dos mais jovens.

A reabilitação dos espaços é pensada para que todos possam usufruir de forma democrática e em conjunto? O espaço público é um espaço de liberdade, de segurança, de acolhimento, de brincadeira, de convívio geracional, de qualidade ambiental?

A criação e preservação de espaços verdes no espaço público são um importante estímulo para a promoção de um ambiente saudável e de ligação com a natureza, com inúmeros benefícios para a saúde e para o desenvolvimento psicossocial.

São por isso imprescindíveis medidas uniformizadoras que permitam desenvolver infraestruturas verdes infantis e espaços de convivência inclusivos, promotores da socialização,do convívio intergeracional,que repensem a arquitetura das cidades e fomentem o aumento da biodiversidade, como elemento estruturante do equilíbrio ecológico.

Pretende-se assim que sejam planeadas e desenvolvidas condições para uma vivência do espaço urbano que tenha como prioridade a segurança, a mobilidade, a autonomia e a criatividade, e que sirvam de soluções efetivas para combater o isolamento e promover o bem estar físico e psicossocial para as crianças e as suas famílias.

Com os contributos preciosos dos nossos convidados seremos desafiados a pensar um espaço público que seja capaz de promover os direitos das crianças, os princípios do desenvolvimento sustentável e o bem-estar de todos os cidadãos.

Share.

Comments are closed.