O Colégio de Lourdes, estabelecimento de ensino particular e católico, propriedade das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, sito no concelho de Santo Tirso, distrito do Porto, vem por este meio, comunicar a vossa excelência o projeto que se propõe realizar em junho do presente ano, bem como solicitar a sua cooperação para o mesmo.
Antes de mais, cumpre apresentar o projeto mencionado, intitulado de “Diálogo Inter-Religioso”, do qual constará uma semana dedicada à abordagem das principais religiões, sendo que, por isso, aí marcarão presença credos distintos, a seguir enumerados: Cristianismo, Islamismo, Hinduísmo, Judaísmo e Budismo.
Estamos certos de que, num mundo pluralista como o do século XXI, se afigura elementar que todo e qualquer ser humano não se limite a ser um mero peão no meio das forças agrestes que comandam a civilização. Assim, o Colégio de Lourdes, na pessoa do seu Diretor e de todos os seus Colaboradores, faz a apologia de seres humanos tolerantes, justos e receptivos à diferença. O projeto supramencionado nasceu precisamente da crença de que o Diálogo Inter-Religioso, um tema que prima pelo seu cariz atual e didático, se revela um contributo precioso para a construção de uma sociedade onde impere a Paz e um melhor entendimento entre pessoas e povos. Estamos convictos, e apesar de sermos uma instituição católica, da importância das religiões e respetivas ideologias numa sociedade plural como a de hoje, no processo de construção identitária e enquanto expressão de cultura. Partimos do pressuposto de que a construção do diálogo necessita da criação de pontos de contacto, sendo aquele imperioso para o estabelecimento de um “ethos da paz”, visando que este tema, a ser divulgado a nível nacional, contrarie a ideia de que existem seres humanos diferentes por força de religiões diferentes.
Estando justificado o projeto que almejamos, cumpre-nos agora apresentá-lo, pelo que passamos a elencar as atividades, por dias, que dele constam:
- a) 15 de junho, segunda-feira: abertura de uma exposição onde constarão símbolos representativos de cada uma das religiões –
- b) 16 de junho, terça-feira: conferência sobre a religiosidade oriental: “Hinduísmo- um testemunho” com Hugo Lima fotografo e líder de diversas expedições fotográficas com destaque para a Índia.
- c) 17 de junho, quarta-feira: colóquio com a presença de um moderador, bem como de um representante de cada credo; Podemos desde já assegurar que vamos contar com a presença do Presidente do Centro Cultural Islâmico do Porto – Abdul Rehman Mangá; Diretor Nacional do Budismo Kadampa de Portugal e dos países da América do Sul – Monge Budista Gen Kelsang Togden; Professor Universitário e membro da Comunidade Judaica do Porto – Dr. Michael Rothwell; Presidente da Assembleia da Comunidade Hindú do Porto – Nalin Trakrar e Cónego Padre Américo Aguiar da Cúria Diocesana do Porto, Vigário Geral.
- d) 18 de junho, quinta-feira: visita de estudo, para os nossos alunos do 2º e 3º ciclos, aos locais de culto das religiões abraâmicas (catedral, sinagoga e mesquita) no Porto;
- e) 19 de junho, sexta-feira: concerto em prol do Diálogo Inter-Religioso, do qual constarão duas atuações: taças tibetanas e uma orquestra coral;
- f) 20 de junho, sábado: encerramento da semana do Diálogo Inter-Religioso, protagonizado pelos nossos alunos, que se trajarão a rigor e encenarão alguns momentos simbólicos alusivos às tradições de cada religião, sendo que, cada uma delas será “encarnada” por um ciclo de ensino ou ano diferente.
Réplica deste vai ser edificada no Colégio) e Rosh Hashana (Judaísmo); Wesak, Festa da Limpeza do Buda e Hanamatsuri (Budismo).