Distúrbios do sono afetam desenvolvimento das crianças

0

Os distúrbios do sono afetam o desenvolvimento e o desempenho escolar das crianças e, no caso dos adultos, estão associados à sinistralidade laboral e rodoviária e a problemas nas relações sociais e familiares. O problema preocupa os especialistas que alertam para a importância de um diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento.
“Os distúrbios do sono apresentam repercussões negativas no desenvolvimento das crianças e no seu rendimento escolar mas, na maioria das vezes, os sintomas são desvalorizados pelos pais e o diagnóstico é feito tardiamente. Esta situação é preocupante, tendo em conta as consequências físicas e psicológicas associadas a estas patologias”, explica Luísa Monteiro, coordenadora da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Lisboa.
E acrescenta: “Uma criança com apneia obstrutiva do sono apresenta-se, geralmente, magra, com olheiras, com adenoides e amígdalas aumentadas, muito irritada e com comportamentos antissociais. Por outro lado, um adulto com este problema é geralmente obeso, com tendência para sonolência diurna, e apresenta, na maioria das vezes, um risco acrescido de desenvolvimento de doenças cardiovasculares”.
“Este é um problema com uma prevalência muito elevada junto da população portuguesa e os quadros clínicos podem variar de gravidade e intensidade, podendo ir desde o ressonar primário até às apneias obstrutivas do sono graves com morbilidade e mortalidade significativas”, conclui a especialista.

Share.

Leave A Reply