Inserido nas comemorações dos 90 anos do Corpo Nacional de Escutas (CNE) a associação promove, nos próximos dias 9 e 10 de novembro, o Congresso “Escutismo: Educar para a Vida no Século XXI”.
No Centro de Congressos de Lisboa irão reunir-se cerca de 800 dirigentes, de todas as regiões escutistas do país, para refletir sobre a importância do Escutismo em áreas tão distintas como a Educação, a Sociedade e a Igreja.
Dando continuidade a um processo permanente de autocritica e reflexão, a Associação pretende convocar uma vez mais a Sociedade e o Movimento a responder às preocupações educativas e sociais do século XXI.
Os objetivos deste Congresso são:
- Refletir sobre a situação atual do CNE no século XXI, tendo como base os diversos contributos recolhidos, as experiências vividas e o impacto social da Associação;
- Dinamizar um espaço de encontro, reflexão, debate em torno da Identidade, Valores e Missão do CNE;
- Identificar eixos estratégicos da Associação que permitam uma dinâmica nacional de desenvolvimento sustentado;
- Dotar a Associação de um acervo de produções reflexivas sobre o seu presente e futuro numa perspetiva facilitadora de dinâmicas participativas similares.
O evento contará com a participação de oradores da sociedade civil, que irão enriquecer o debate. Destes, destaque para o Professor Marcelo Rebelo de Sousa, o Professor João Duque, Frei Albertino Rodrigues, Dra. Alexandra Viana Lopes, entre outros professores universitários e especialistas nas várias áreas que irão estar em discussão.
No domingo de manhã D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, presidirá à Eucaristia nas instalações da Cordoaria Nacional.