Festival Internacional de Guitarra arranca sábado com trio Alemão

0

XXII EDIÇÃO DECORRE ENTRE 16 DE MAIO E 6 DE JUNHO

O XXII Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso arranca no próximo sábado, dia 16 de maio, com a atuação do trio alemão Joschon Stephan, pelas 21h30, no auditório Eng. Eurico de Melo. Uma incursão ao território do jazz, a cargo de um dos artistas cada vez mais requisitados pelos festivais internacionais de renome.

É o primeiro de sete concertos. Com uma abordagem do jazz tipicamente europeia, Joscho Stephan, com a sua encantadora mistura de alegria vibrante e atitude descontraída, proporciona o ambiente ideal para o desenvolvimento das habilidades técnicas que caraterizam a sua execução. O Joscho Stephan, prossecutor da tradição musical de Django Reinhart, apresenta-se em Santo Tirso com o seu Trio.

Joscho Stephan tinha apenas 20 anos de idade quando lançou seu primeiro CD na reputada etiqueta discográfica Acoustic Music Records. No entanto, o seu nome já era bem conhecido pelos insiders e reconhecido como um expoente em grande ascensão no domínio da guitarra acústica. Na estreia, aquele registo discográfico foi nomeado CD do mês pela revista americana Guitar Player e a crítica mostrou-se eloquente sobre este virtuoso jovem músico, que trabalha na tradição do swing de Django Reinhardt.

O lançamento dos seus CD desperta sempre uma atenção muito particular do público e da crítica. No seu quarto álbum, “Acoustic Live”, Stephan mostra a sua maestria de Gipsy Jazz, variando de trio para sexteto, ampliando os limites do género que explora.

O XXII Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso decorre entre 16 de maio e 6 de junho. Pela primeira vez, a Fábrica de Santo Thyrso é incluída no roteiro de locais dos concertos, mantendo-se os espaços habituais: Biblioteca Municipal, Centro Cultural de Vila das Aves, Auditório Padre António Vieira e Auditório Eng. Eurico de Melo. Uma oportunidade, segundo refere o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Couto, “para a população de Santo Tirso e todos os que visitam o Município contactarem com o mundo da guitarra, interpretada por artistas conceituados de várias partes do mundo”.

Aos espetáculos, juntam-se workshops e três master classes e o festival nas escolas. De acordo com o presidente da Câmara de Santo Tirso, reforça-se “a ligação à vertente pedagógica e aos estabelecimentos de ensino”, na medida em que a autarquia “considera que a cultura é um instrumento de desenvolvimento social e económico”.

À semelhança das últimas edições, o Festival Internacional de Santo Tirso é promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso e pela ARTAVE.

Os bilhetes para o XXII Festival Internacional de Guitarra têm um custo de 7,5 euros e podem ser adquiridos nos locais dos concertos, na FNAC de Matosinhos (Norteshopping) e do Porto (Santa Catarina) e nas instalações da ARTAVE, na freguesia de Areias.

 

 

Share.

Leave A Reply