GNR – resgata 13 migrantes na Grécia

0

Militares da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), que se encontram destacados na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na Grécia (Poseidon Sea 2016), detetaram e resgataram, na madrugada do dia 10 de julho, próximo da ilha de Kos – Grécia, uma embarcação de borracha, com 13 pessoas a bordo, das quais 12 homens e uma mulher.

Os militares da GNR detetaram, através de uma câmara térmica, a embarcação, tendo comunicado tal facto à Guarda Costeira Helénica que solicitou o apoio de uma embarcação da UCC. Numa ação conjunta, os migrantes foram resgatados em segurança, não apresentando ferimentos.

A embarcação intercetada encontrava-se a atravessar o mar Egeu entre a Turquia e a ilha de Kos, com o objetivo de alcançar território europeu.

 

A GNR participa, desde o dia 1 de abril, na missão da FRONTEX nas ilhas gregas de Chios e Kos com 32 militares. O principal objetivo desta operação é prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a migração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar.

Desde o início da operação, a GNR:

Resgatou 484 migrantes;

Percorreu 4003 milhas náuticas.

 

Share.

Leave A Reply