O Hospital Lusíadas Porto acaba de realizar, pela primeira vez em Portugal, um implante auditivo bilateral invisível externamente num doente com surdez neuro-sensorial moderada bilateral. Esta prótese inovadora fica totalmente implantada no doente, sendo invisível do lado de fora, e tem uma qualidade sonora superior à das próteses convencionais.
De acordo com António Sousa Vieira, Coordenador da Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto, “o implante é feito aos dois ouvidos em simultâneo e, ao contrário das próteses convencionais, não fica nada à vista. Esta é uma cirurgia muito minuciosa que demora aproximadamente seis horas mas de muito baixo risco, com um pós-operatório sem dor que permite ao doente, no dia seguinte, já estar em casa e a ouvir dos dois ouvidos”.
“O facto de ser realizada bilateralmente faz com o que o doente mantenha a estereofonia, bem como a noção espacial e o equilíbrio. Quando a cirurgia é feita num só ouvido é comum o doente experienciar um desequilíbrio a que o cérebro tem de se adaptar”, esclarece o otorrinolaringologista.
O aparelho implantado é composto por um microfone que capta o som, um processador de som e um transdutor que conduz o som para os pequenos ossos da audição vibrando-os de forma semelhante ao processamento normal da audição. O implante é realizado por baixo da pele, o que o torna invisível do lado de fora.
A Unidade de Otorrinolaringologia do Hospital Lusíadas Porto dispõe de uma equipa multidisciplinar sempre atualizada com tecnologias de última geração que acompanha os doentes desde o diagnóstico até ao tratamento médico e cirúrgico. Nas áreas da Otorrinolaringologia moderna, de salientar o diagnóstico e tratamento da vertigem e zumbido, da rinossinusite, da alergia respiratória, da roncopatia e apneia do sono, da surdez infantil e do adulto, da oncologia da cabeça, pescoço e base do crânio, e da cirurgia plástica facial.