INDAQUA distinguida no Prémio Nacional de Sustentabilidade
Com um projeto dedicado à redução das perdas de água ao longo das redes de abastecimento, a INDAQUA foi uma das premiadas na 1.ª edição Prémio Nacional de Sustentabilidade. A empresa foi distinguida entre mais de 80 candidaturas.
“Contratos de eficiência hídrica com remuneração por desempenho” é o projeto da INDAQUA que está já a ajudar 11 entidades gestoras (em dois concelhos no grande Porto e nove do distrito de Aveiro) a poupar, a curto prazo, um total de 20,5 milhões de m3 de água e 12,6 milhões de euros. Tudo graças à partilha do conhecimento da INDAQUA na gestão eficiente das redes de abastecimento e da experiência da empresa no combate às perdas de água, que acontecem devido a fugas, avarias e até roubos.
Este projeto foi recentemente distinguido com uma Menção Honrosa na categoria de “Finanças Sustentáveis” do Prémio Nacional de Sustentabilidade. A 1.ª edição da iniciativa promovida pelo Jornal de Negócios contou com o Alto Patrocínio do Presidente a República e o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática.
“Foi com grande honra e entusiasmo que a INDAQUA recebeu esta distinção por parte de um júri altamente especializado e conceituado na área das Finanças Sustentáveis. Acreditamos que este projeto da INDAQUA continuará a ter um real impacto no futuro do setor da água. Evitar perdas de água ao longo das redes de abastecimento nunca foi tão importante como agora, dado que os cenários de escassez irão suceder-se a ainda maior velocidade, devido às alterações climáticas”, avança Pedro Perdigão, CEO da INDAQUA.
A redução dos desperdícios de água sido também concretizada pela INDAQUA nos concelhos onde detém a gestão da rede pública do abastecimento. Em Santo Tirso e Trofa, as perdas de água foram reduzidas em 70%, desde o início da operação da INDAQUA nestes concelhos, sendo que a poupança alcançada anualmente equivale ao abastecimento do território durante três meses.