Jovens voluntários ensinam idosos a usar novas tecnologias

0

Medida insere-se no plano municipal de competências digitais e leva os mentores às IPSS do concelho

No âmbito do Plano Municipal de Competências Digitais, a Câmara de Santo Tirso está a levar a cabo um projeto para a inclusão digital que coloca jovens voluntários do concelho a partilhar conhecimentos com idosos das Instituições de Solidariedade Social (IPSS).

Têm entre 16 e 30 anos, residem em Santo Tirso e, nos tempos livres são mentores. Transmitem conhecimentos nas áreas de tecnologias de informação e comunicação e desmitificam conceitos ligados aos formatos digitais em oficinas para grupos de pessoas idosas que decorrem em instituições com valências de Estrutura Residencial, Centros de Dia e Centros de Convívio.

O objetivo é promover não só as competências digitais dos seniores, mas também fomentar a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens “Trata-se de um projeto que representa um forte contributo a nível de desenvolvimento das relações interpessoais e de partilha de experiências entre gerações recorrendo à educação não formal”, sublinha o presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, explicando que “há também aqui uma componente muito grande de combate ao isolamento e à solidão”.

As oficinas prolongam-se ao longo de três meses, sendo que cada uma junta cerca de seis seniores. Para além de navegar na internet e assistir a vídeos, os formandos exploram, entre outras ferramentas, programas de produção de textos. As oficinas decorrem, ainda assim, de acordo com as aptidões dos grupos e os seus níveis de literacia. A Associação de Solidariedade Social de Areias e a Santa Casa da Misericórdia são algumas das Instituições que já estão a receber mentores.


Share.

Leave A Reply