Nova área desportiva do parque urbano de rabada – Lançamento da primeira pedra –

0

Arrancaram hoje oficialmente, as obras de construção deste novo equipamento desportivo, num investimento de 1, 7 milhões de euros

Arrancaram hoje, dia 17, com o Lançamento da Primeira Pedra, as obras de construção da nova Área Desportiva do Parque Urbano de Rabada, em Burgães, Santo Tirso. As obras deste novo Parque Desportivo Municipal implicam um investimento de 1, 7 milhões de euros.

Lembramos que o Parque Urbano de Rabada (PUR) – inaugurado em 2005 – já dispõe de áreas de estadia, recreio e lazer, e infraestruturas várias. Pretende-se agora dotar este espaço verde público de áreas destinadas à prática desportiva recreativa formal e informal.

O novo Parque Desportivo do Parque Urbano de Rabada será assim composto por um conjunto de equipamentos desportivos com valências muito variadas, que introduz um incremento muito significativo no acesso à prática de diversas modalidades desportivas, tanto ao nível oficial (formal) como recreativo (informal):

O Campo de Futebol, que ocupará a maior área, terá o pavimento em relva sintética certificada pela FIFA, com marcações para competições de nível nacional em futebol de onze e futebol de sete. Será ainda equipado com iluminação artificial, que permitirá a realização de treinos e jogos oficiais à noite. Este espaço desportivo contará também com uma bancada com capacidade para cerca de 500 espetadores.

O Polidesportivo será composto por três espaços delimitados, com valências para a prática de futsal, andebol, basquetebol, ténis e voleibol de praia, a saber:

1 – Espaço de Basquetebol: terá pavimento sintético com marcação de um  campo de basquetebol oficial, permitindo a prática recreativa formal e informal. Equipamentos em conformidade com a normativa europeia UNE-EN 1270.

2 – Espaço de Ténis / Futsal: terá pavimento sintético com marcações para dois campos de ténis (oficiais) + um campo de andebol e futsal (oficial). Equipamentos em conformidade com a norma europeia EN 749 (AENOR).

3 – Espaço de Voleibol de Praia: será dotado com um plano de areia (partículas arredondadas de diâmetro entre 0,5mm e 1,0mm), com marcações para 2 campos de voleibol de praia oficiais, com equipamentos homologados para competição, que servirão para treino ou competição regional, ou um campo de voleibol de praia oficial para competição nacional.

O Balneário de apoio: será composto por quatro vestiários, que possibilitarão a realização de jogos oficiais sequenciados, WC público e instalações técnicas de apoio ao funcionamento da Área Desportiva. Como novidade apenas acrescentaremos que o balneário será uma construção de última geração, num edifício que será um autêntico “jardim”.

campo

Tal como lembrou Castro Fernandes, o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, o Parque Urbano da Rabada (PUR) “abriu ao público em 2005” depois de concluída uma importante empreitada que integrou “a construção do parque de estacionamento, vedação, criação de áreas de estadia, remodelação dos percursos pedonais, construção do lago, palco e anfiteatro, mobiliário urbano e infraestruturas várias”.

Depois disso, recordou Castro Fernandes, “em 2007 foi acrescentado ao PUR um café/bar de apoio, tendo sido pavimentados e devidamente drenados os caminhos pedonais”. Em 2008, adiantou, “o PUR recebe a 8ª edição do Simpósio Internacional de Escultura”.

“Em 2012 foram inaugurados os parques infantis, circuito de manutenção e casas de banho” E aqui, Castro Fernandes fez questão de relevar “a ligação do PUR à cidade de Santo Tirso através do Pedonal Margens do Aves, entretanto inaugurado em fevereiro, que muito o valorizou”.

Mais adiante, Castro Fernandes fez questão de sublinhar que em Julho passado “foi concessionado o espaço reabilitado da “Azenha de Portos” para servir de apoio à exploração de desportos náuticos e atividades no rio Ave, o que permitiu fazer regressar – quase 40 anos depois – os barcos ao Rio Ave. E, em jeito de novidade, o presidente da Câmara Municipal informou ainda os munícipes presentes que o PUR “receberá na próxima segunda-feira, dia 23 de Setembro, às 11 horas, o encerramento do IX Simpósio Internacional de Escultura”.

Realçamos que o Parque Urbano da Rabada se insere numa área de 96 274 metros quadrados e está assente numa mata de carvalhos e sobreiros, sobranceira ao Rio Ave. Com estas sucessivas intervenções pretende a Câmara Municipal potenciar as características naturais existentes, criando infraestruturas e equipamentos que permitam a fruição dum espaço verde público inserido na Estrutura Verde Urbana da cidade de Santo Tirso e no Plano de Urbanização das Margens do Rio Ave (PUMA).

De acordo com o Diagnóstico Social do concelho de Santo Tirso, um dos eixos de intervenção em prol da coesão social e territorial é a promoção do associativismo desportivo e a criação de instalações desportivas com o objetivo de melhorar o acesso da população à prática desportiva e contribuir simultaneamente para o bem-estar da população.

É neste contexto que a Câmara Municipal de Santo Tirso está a dotar o concelho das infraestruturas necessárias à promoção das atividades desportivas com impacto no movimento associativo concelhio, na população escolar e na comunidade municipal.

 

Share.

Comments are closed.