OS VERDES pela paz juntam-se ao apelo do CPPC

0

O Partido Ecologista Os Verdes, reafirmando a sua génese pacifista, participa e solidariza-se com as concentrações promovidas pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação a decorrer em vários pontos do país. O PEV manifesta o apoio à iniciativa, tendo estado presente ontem na concentração em Lisboa e marcando presença amanhã na concentração do Porto.

A corrida ao armamento e o constante apelo às armas e ao comércio de armamento em nada contribuem para resolução dos conflitos militares, quer na Ucrânia quer noutros pontos do Globo. A escalada de violência já deu provas de que não é solução, gera um inaceitável conjunto de vítimas e devasta as populações que são sempre quem mais sofre os efeitos das guerras.

Os Verdes mantêm o apelo para que as partes envolvidas na Guerra na Ucrânia enveredem por um caminho de promoção da Paz e de procura de soluções diplomáticas para a crise na região. Esta guerra extravasa o confronto entre a Rússia e a Ucrânia, sendo o conflito bélico mais vasto que estes dois países. Por isso, o apelo do PEV é também para a urgência de se alterar as respostas da NATO, dos Estados Unidos da América e da União Europeia, que se têm constituído como mais achas para a fogueira, e que, ao invés disso, procurem formas de negociação e assumam esforços na procura de uma solução diplomática para o conflito.

É preciso uma solução que trave o contínuo comércio de armas que apenas tem servido para alimentar a guerra, aumentar a destruição e o número de vítimas, essencialmente civis, entre mortos, feridos, deslocados e refugiados.

Cada vez é mais urgente a defesa da PAZ. Dar uma oportunidade à PAZ na Ucrânia, mas também noutros pontos do Globo em Guerra permanente: no Iémen, na Palestina, no Saara Ocidental, na Síria, em Moçambique, no Iraque e em tantos outros.

Os Verdes apelam, ainda, à ratificação do Tratado da ONU sobre a Proibição da Utilização de Armas Nucleares, que entrou em vigor em janeiro de 2021, mas que continua por ratificar pelo nosso país, assim como pelos Estados Unidos da América, pela Rússia, por Israel, pelo Reino Unido e pela França.

PAZ Sim, Guerra Não!

Partido Ecologista Os Verdes

 

Share.

Comments are closed.