Para quando turismo acessível a todos?

0

José António Lopes, da ad quadratum arquitectos, vai abrir a IV edição do EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS, um evento sob a temática “TURISMO ACESSÍVEL – TURISMO PARA TODOS”, numa organização da Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento (Santo Tirso) juntamente com o Curso Profissional Técnico de Turismo Ambiental e Rural. A ação decorrerá quinta-feira, dia 12 de janeiro, na Escola/Quinta de Fora, pelas 09h15.

O evento divide-se em dois painéis. O da manhã será dedicado aos Espaços e Infraestruturas, com o tema ‘As cidades, os espaços públicos e as infraestruturas públicas e turísticas…’ e terá como orador o arquitecto José António Lopes que trará ao painel duas importantes abordagens para além da sua: a de Salvador Mendes de Almeida, fundador da Associação Salvador que através de um vídeo deixará o seu testemunho e a denúncia dos casos graves de falta de acessibilidades, principalmente na área da restauração, e a presença de Hugo Vilela, da empresa Places4all. De referir que estas duas entidades são parceiras do gabinete de arquitectura ad quadratum, que com eles desenvolve trabalhos pro bono, no âmbito da responsabilidade social do gabinete. Neste painel vamos ainda ouvir a intervenção de António Mirra, da empresa de animação turística Aktivsport.

A tarde, com o painel ‘Boas práticas e destinos turísticos’, terá a intervenção da intérprete Ana Bela Baltazar, e responsável da Handstodiscover; de Zé Luís Rebel, da Gestofilmes Studio; e de Olívia Nogueira, da Watterlily, Turismo Especializado. Após cada painel, haverá um momento de conversa com os convidados.

‘EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS’ tem como objetivo aumentar a formação dos alunos na área do turismo e acessibilidade, estimular o pensamento crítico e provocar a reflexão sobre a importância do TURISMO PARA TODOS no mundo profissional e pessoal.

Um gabinete com história e provas dadas

Fundada em 1999, a ad quadratum arquitectos conjuga a sólida formação de todos os colaboradores, com uma vasta e diversa prática profissional regulada em todos os projectos e obras por uma postura distinta e orientada para a qualidade. Licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto há mais de vinte anos e Pós-graduado em Estudos Avançados em Património Arquitectónico, José António Lopes assumindo a autoria de todas as intervenções, lidera uma equipa de profissionais que encara o exercício da arquitectura enquanto disciplina condicionada por valores, onde a arte e a técnica do projectar/edificar estão ao serviço do homem e do ambiente. Com a sua referência à “Escola do Porto”, José António Lopes assina uma prática de rigor na qualificação e organização do espaço e na articulação de diversas escalas de trabalho, desde o ordenamento do território ao planeamento de pormenor, do edifício ao design de mobiliário urbano e de objectos.

O gabinete tem sede em Famalicão, escritório em Felgueiras e trabalho em todo o território nacional. Na ad quadratum arquitectos é marcante e diferenciadora a experiência na arquitectura industrial, com relevância nas especificidades do ramo alimentar. Suportada na experiência mas também na formação e investigação, a intervenção em edifícios e conjuntos de interesse patrimonial e Património Classificado, tem sido uma prática conjugada com a reabilitação urbana, o urbanismo e o planeamento territorial. Prática consolidada em vertentes muitos específicas da arquitectura, que requerem conhecimentos teórico-científicos aliados à experiência de 20 anos de projecto

Share.

Leave A Reply