O Partido Social Democrata saúda Jorge Moreira da Silva, pela nomeação para o cargo de Diretor da Cooperação para o Desenvolvimento da OCDE. Esta é uma nomeação que resulta de um processo de candidatura aberto e competitivo, cujo resultado prestigia Portugal mas que reflete o mérito e as qualidades do candidato.
É com particular orgulho que apreciamos esta nomeação, pelo reconhecimento que representa do percurso amplamente notado do Engenheiro Jorge Moreira da Silva. Portugal passou a ser líder mundial no crescimento verde, com o Engenheiro Jorge Moreira da Silva como ministro das pastas do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia. Foi também fruto do trabalho do anterior governo e da equipa liderada pelo Engenheiro Jorge Moreira da Silva que Portugal deu um contributo decisivo para reforçar o papel do mercado ibérico de energia no quadro europeu.
Não deixamos de destacar os seus inúmeros contributos para colocar na agenda nacional, e internacional, as preocupações do crescimento sustentável, assim como a sua dedicação aos objetivos globais incluídos nos novos compromissos para as políticas de desenvolvimento sustentável, proteção ambiental e combate à pobreza.
Impõe-se um reconhecimento especial pela escolha do Engenheiro Jorge Moreira da Silva para um cargo ao nível de direcção mais elevado da OCDE, colocando Portugal como uma das poucas nações que figuram naquelas posições, ao lado de países como Reino Unido, França, Alemanha e Estados Unidos da América. Apenas estes países detinham este nível de representação até este momento.