Santo Tirso acolhe comemorações dos 50 anos do código civil

0

Exposição decorre entre 1 e 9 de outubro e tem entrada gratuita

No próximo dia 1 de outubro, pelas 16h00, é inaugurada na Fábrica de Santo Thyrso a Exposição Comemorativa dos 50 anos de Código Civil. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Ordem dos Advogados, pretende demonstrar, de forma pedagógica, o que o Código Civil representa para todos os cidadãos na sua vida individual e coletiva. O momento contará com a presença do secretário-geral da Justiça, José de Sousa Mendes.

 Uma exposição comemorativa na Fábrica de Santo Thyrso vai assinalar os 50 anos de existência do Código Civil. A mostra, promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Delegação de Santo Tirso da Ordem dos Advogados, tem inauguração marcada para dia 1 de outubro, pelas 16h00, e contará com a presença do secretário-geral da Justiça, José de Sousa Mendes.

De entrada gratuita, a exposição estará patente até dia 9 de outubro, entre as 09h00 e as 17h30, exceto em dia feriado.

Concebida não só para visitantes com formação jurídica mas para o público em geral, desenvolve-se, apoiada em imagens, documentos, livros, objetos e filmes, numa narrativa coerente que situa a memória do passado, revelando não só a continuidade do presente como perspetivando, ainda, o futuro do Código Civil, sempre à luz da ideia de que o mesmo atinge os momentos essenciais da vida, a pessoa, os direitos de personalidade e a sociedade, tutelando os direitos do cidadão. Entre as peças expostas estarão diversos documentos originais provenientes do arquivo histórico do Ministério Justiça.

“É com grande satisfação que Santo Tirso se associa às comemorações dos 50 anos do Código Civil uma das peças legislativas mais importantes do Direito Português. O Código Civil reveste-se de especial importância por ter a particularidade de nos acompanhar desde o nascimento até à morte, fazendo parte integrante do nosso dia-a-dia. Este é, por isso, um tema que nos diz respeito a todos, sem exceção”, refere Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal.

Sob o mesmo tema, e de forma a assinalar o balanço e perspetivas de futuro desde a sua criação, em 1966, a Delegação de Santo Tirso da Ordem dos Advogados organiza um colóquio para profissionais, com encontro de académicos, magistrados, advogados, solicitadores e funcionários judiciais, que decorrerá nos dias 7 e 8 de outubro, na Fábrica de Santo Thyrso. As inscrições para o colóquio podem ser feitas através do sitewww.ocodigocivil50anosdepois.pt .

 

Share.

Leave A Reply