No passado dia 20 de Outubro, no salão da Junta de Freguesia de Vila das Aves, realizou-se a cerimónia protocolar de abertura da Universidade Sénior de Vila das Aves.
De entre os presentes, de salientar a presença da Engª Ana Maria (Câmara Municipal de santo Tirso), da Dra. Andreia Neto (Deputada Assembleia Parlamentar), Dra. Paula Carqueja (Associação Nacional de Professores), Dra. Felisbela Freitas (Executivo Junta Freguesia Vila das Aves), Dra. Henriqueta Alves (Coordenadora da USANP-VA), Padre Fernando Abreu (Pároco), Diretores do Centro de Saúde de Vila das Aves de Negrelos, Diretor do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques Prof. Rui Sousa.
A apresentação começou com a atuação do Grupo Coral ARVA, que foi bastante aplaudida.
De seguida, a Dra. Paula Carqueja (ANP) tomou a palavra para explicar a importância das Universidades sénior e o seu impacto nas populações. Salientou que os principais objetivos do projeto é combater o isolamento, impulsionar a participação dos seniores na sociedade, ser um pólo de convívio e também um lugar para troca de conhecimento e essencialmente para aprender.
A Engª Ana Maria falou em nome da Câmara Municipal e referiu que quem conhece Vila das Aves, sabe que é uma terra com muita dinâmica e visão. Sublinhou as palavras da Dra. Paula Carqueja sobre a importância da coesão social. Referiu ainda em primeira mão que o Centro Cultural de Vila das Aves pode vir a servir de apoio à Universidade Sénior. A Câmara municipal está atenta, para em conjunto com a junta de Freguesia, trabalhar para encontrar as melhores soluções. A Engª Ana Maria referiu que acredita que a USANP-VA irá ter sucesso, e que a mesma será uma mais-valia para o Concelho e para Vila das Aves.
A Dra. Elisabete Faria, Presidente da Junta de Freguesia de Vila das Aves, começou por agradecer a todos os presentes individualmente (referidos no inicio do texto), inclusive à Casa dos Reclamos pela prontidão na colocação dos cartazes, e ainda à disponibilidade dos 3 ranchos da Freguesia em estarem ali presentes. De seguida fez a apresentação individual de cada professor/a, que em regime de voluntariado, irá trabalhar com os séniores nas mais variadas disciplinas.
Informou ainda, que a Universidade Sénior em Vila das Aves, nasce de uma conversa informar, entre si e a Dra. Paula Carqueja, de forma que a ideia foi proposta e apresentada à Junta e aceite de imediato. Trata-se de uma aposta clara de dar uma melhor qualidade de vida aos avenses.
Termina dizendo: “vivemos um tempo difícil, mas o futuro, será o que os cidadãos deles fizerem”.