Siza Vieira e Souto de Moura apresentaram Projeto de requalificação do museu municipal abade pedrosa

0

Siza vieira e souto de moura estiveram ontem, dia 17, em santo tirso, onde, num salão nobre dos paços do concelho lotado, apresentaram o seu projeto comum para a requalificação do museu municipal abade pedrosa e para a construção da sede do museu internacional de escultura contemporânea.

Castro Fernandes, o presidente da câmara municipal de santo tirso abriu a cerimónia, saudou os dois arquitetos e a centena de munícipes que lotava a sala, e não deixou de afirmar: “todos estamos ansiosos por conhecer o fantástico projeto para santo tirso elaborado em simultâneo e em coautoria pelas duas figuras maiores da arquitetura portuguesa, siza vieira e souto de moura – os únicos arquitetos portugueses galardoados com o prémio pritzker”. e, sem demoras, passou a palavra aos protagonistas, na convicção de que a obra que daqui resultar “vai tornar-se numa referência obrigatória da arquitetura portuguesa e mundial, ainda para mais, agora, que decidimos candidatar o mosteiro de santo tirso a património da humanidade”, concluiu.

na apresentação dos trabalhos, siza vieira, o arquiteto que ficou com o projeto de criação da sede do museu internacional de escultura contemporânea,  disse tratar-se “da construção de um corpo novo junto a um edifício antigo o que implicou alguns condicionalismos que tivemos que resolver”. “foi um projeto difícil, já que juntava um edifício antigo com uma estrutura nova, mas que acabou por permitir”, disse, “a criação de um espaço de acolhimento e áreas administrativas comuns aos três edifícios”. e, terminou a sua intervenção dizendo que “foi um desafio do qual gostei muito e tenho a certeza de que o souto moura também”.

para souto moura, arquiteto que ficou com o projeto da reabilitação e remodelação do museu municipal abade pedrosa, “foi mais uma oportunidade para trabalhar com siza vieira com quem se aprende sempre” e foi também um trabalho que teve como principal preocupação “manter a estrutura do edifício, ainda que alterando muito significativamente o seu interior” e que, no essencial, “passou pela libertação das paredes e pela divisão das vitrinas por núcleos de forma a permitir melhor visualização das obras expostas”.

importa referir que o projeto apresentado desenvolveu-se a partir do programa preliminar elaborado pelos serviços técnicos da câmara municipal de santo tirso, abrangendo o projeto geral de arquitetura e vários outros projetos técnicos; fundações e estruturas, instalações mecânicas, instalações elétricas, instalações hidráulicas, segurança, gás, vegetação e acústico.

 

Siza vieira recebeu prémio municipal de arquitetura e urbanismo

no final da apresentação do projeto foi entregue a siza vieira o prémio municipal de arquitetura e urbanismo depois de este arquiteto ter vencido a ii edição deste prémio municipal – atribuído pela câmara municipal de santo tirso – com a obra do novo quartel dos bombeiros voluntários de santo tirso que tem a sua autoria. contemplados foram também o promotor (a. h. dos bombeiros voluntários de santo tirso) e o construtor (empripar, obras públicas e privadas, sa).

 

Share.

Comments are closed.