SMLXL assinala entrada em funcionamento da incubadora de moda e design de Santo Tirso

0

SÁBADO, DIA 27, A PARTIR DAS 19H30, NA FÁBRICA DE SANTO THYRSO

Seis grandes ideias, seis jovens, seis estilos. Em comum? A moda, o design e a inovação. Amanhã, sábado, a partir das 19h30, a Fábrica de Santo Thyrso dá a conhecer os projetos residentes na Incubadora de Moda e Design. SMLXL – Fashion and Design Moment é o evento que marca o arranque oficial de um projeto inovador e único à escala mundial, pois concentra no mesmo espaço as valências de formação, investigação, criação, produção e comercialização ligadas ao têxtil e à moda. A abertura será feita pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Joaquim Couto.

O SMLXL – Fashion and Design Moment estabelecerá uma ponte entre a primeira edição da SMLXL – Fashion and Design Week, realizada em 2013, e a segunda edição, a realizar em maio do próximo ano, através da apresentação da Publicação SMLXL 2013 e o pré-lançamento da edição de 2015.

Num ambiente informal e festivo, este evento procurará reunir no mesmo espaço um público diversificado tendo em comum a sua ligação à moda: designers, jornalistas, bloggers, modelos e empresários e pretende afirmar o projeto da Fábrica de Santo Thyrso como referência no apoio e promoção da moda nacional.

Na cerimónia de amanhã, serão apresentados os seis primeiros projetos que vão integrar a Incubadora de Moda e Design (IMOD). Desde o «Adaptable», orientado para a adaptação de peças de vestuário a pessoas com deficiência; o «Nazareth Collection», uma marca de design portuguesa que introduziu um novo conceito de moda, aplicando fotografias em todas as peças de vestuário, dos colarinhos às bainhas; ao «Daniel Costa», natural de Santo Tirso, e responsável por um projeto de comércio de malhas. «Atelier CTRL», «Royal Rebel London» e «Rhater» completam a lista dos projetos que serão apresentados.

No contexto da moda, o SMLXL foi, ainda, o local escolhido pela direção da Modetissimo para a festa de encerramento da Porto Fashion Week. Assim, o momento será animado pelo DJ Miguel Rendeiro.

 

 

PROJETO AMBICIOSO

Promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso e resultando de um ambicioso processo de regeneração urbana operado nas antigas instalações da Fábrica de Fiação e Tecidos de Santo Thyrso, uma das mais importantes e emblemáticas unidades têxteis de todo o Vale do Ave durante o Séc. XX, o projeto da Fábrica de Santo Thyrso tem por missão contribuir para a elevação do valor do produto moda nacional, apoiando novos designers e promovendo uma maior ligação e colaboração entre estes e a indústria, com impacto na mudança de posicionamento, na evolução na cadeia de valor e na competitividade do setor.

O projeto em curso na Fábrica de Santo Thyrso é inovador e único à escala mundial pois concentra no mesmo espaço as valências de formação, investigação, criação, produção (prototipagem), promoção, comunicação e comercialização ligadas ao têxtil e à moda, além de espaços para programação cultural e recreativa e atração de públicos, conseguindo-se desta forma uma forte concentração de massa crítica e um enorme potencial sinérgico entre áreas e projetos associados à fileira da moda.

Este quarteirão tem como projeto estruturante a Incubadora de Moda e Design, contemplando ainda um Centro de Empresas e Inovação vocacionado para acolher projetos empresariais inovadores com ligações à fileira da Moda, a Nave Cultural, espaço multifuncional com 2200 m2 para a realização de todo do tipo de iniciativas culturais, e recreativas, um Centro Interpretativo da Memória da Fábrica e de toda a Indústria Têxtil, espaços comerciais e de restauração em fase de concessão e espaços exteriores na margem do Rio Ave, com capacidade para acolher grandes eventos.

 

Share.

Comments are closed.