Trio bode wilson sobe ao palco do centro cultural de vila das aves

0

12 de Setembro, pelas 21h30, no âmbito do VII ciclo de jazz de santo tirso

O trio Bode Wilson vai atuar no próximo dia 12 de setembro, no auditório do Centro Cultural de Vila das Aves, naquele que é o segundo concerto integrado no VII Ciclo de Jazz de Santo Tirso, iniciado em julho passado com a cantora Rita Martins. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso, com entrada gratuita.

Composto pelo contrabaixista Demian Cabaud, pelo saxofonista e flautista João Pedro Brandão e pelo baterista Marcos Cavaleiro, o trio Bode Wilson procura com a sua música “cenários tão diversos que lembrem paisagens áridas, feiras repletas pela multidão, um brinquedo enferrujado ou um arbusto…”.

No concerto de 12 de setembro, em Vila das Aves, o trio Bode Wilson traz consigo o álbum deste ano – «26» –, composto por originais assinados pelos três elementos que caraterizam a sua música como sendo contemplativa, mutável e energética. “Um ótimo disco”, escreve o crítico António Branco, “que acresce significativamente ao pecúlio de qualquer dos três músicos, reiterando a indispensabilidade de continuarmos a seguir atentamente o seu trabalho”.

O Ciclo de Jazz é uma organização da Câmara Municipal de Santo Tirso que tem como objetivo promover o gosto pelo jazz, através da promoção de concertos com os mais destacados músicos do panorama nacional e internacional, apostando igualmente na formação de novos públicos.

Iniciado em 2008 sob a orientação do programador José Carlos Santos, o Ciclo de Jazz conta a partir da presente edição com a colaboração artística da Associação Porta-Jazz, no âmbito da qual se iniciou uma nova etapa com a promoção de concertos em diferentes espaços culturais do concelho (ao Centro Cultural de Vila das Aves junta-se agora a Fábrica de Santo Thyrso e a Biblioteca Municipal) e a aposta na formação com a realização de palestras e oficinas de jazz.

Este VII Ciclo de Jazz de Santo Tirso iniciou-se no dia 18 de julho e prolonga-se até janeiro do próximo ano. Depois do concerto da cantora Rita Martins, realizado na Fábrica de Santo Thyrso, seguem-se os concertos do já referido trio Bode Wilson (dia 12 de setembro), do Johan Hörlen Quartet (dia 10 de outubro), de João Mortágua (dia 28 de novembro) e do Ensemble Super Moderne (dia 9 de janeiro).

As presenças do saxofonista e compositor João Mortágua (com concerto agendado para a Biblioteca Municipal de Santo Tirso) e do Ensemble Super Moderne (no Centro Cultural de Vila das Aves) serão assinaladas ainda com a realização de duas oficinas de Jazz dirigidas, em particular, aos estudantes de música do Município.

A componente formativa será ainda reforçada com a palestra sobre Jazz agendada para 4 de outubro, em Vila das Aves, com a presença do compositor e pedagogo Paulo Perfeito (ver programa detalhado).

Com este programa, o VII Ciclo de Jazz garante a presença em Santo Tirso, em diferentes formações, de instrumentistas como Marcos Cavaleiro, José Marrucho, Miguel Moreira, Rui Teixeira e José Pedro Coelho entre tantos outros nomes de referência do jazz nacional, a par dos internacionais Johan Hörlen e Olaf Polziehn, entre outros.

Ou, por outras palavras, a continuação de um trabalho de divulgação do Jazz junto da comunidade local pautado, desde sempre pela excelências do músicos convidados. Com um historial de seis anos, é já extensa a lista de músicos que marcaram presença em Santo Tirso, entre os quais os pianistas Júlio Resende e Rui Caetano, os contrabaixistas Xacobe Martínez Antelo e Demian Cabaud, os guitarristas Pedro Madaleno e o italiano Andrea Lombardini, a trompetista Susana Santos Silva, o vibrafonista Jeffery Davis e, entre tantos outros, os saxofonistas norte-americanos Ohad Talmor, Noah Preminger e Ben Van Gelder.

 

 

VII CICLO DE JAZZ DE SANTO TIRSO | PROGRAMA

CONCERTOS

TRIO BODE WILSON – “26”

12 SETEMBRO 2014 | CENTRO CULTURAL VILA DAS AVES | 21H30

João Pedro Brandão (saxofone, flauta); Demian Cabaud (contrabaixo); Marcos Cavaleiro (bateria).

As afinidades musicais e vivências de João Pedro Brandão, Demian Cabaud e Marcos Cavaleiro ditaram a criação deste trio. No álbum de estreia, «26», são apresentados temas originais dos três instrumentistas que caracterizam a sua música como sendo contemplativa, mutável e energética.

http://bodewilson.bandcamp.com/releases

 

 

JOHAN HÖRLEN QUARTET – “KWARTIER LATAENG”

10 OUTUBRO 2014 | CENTRO CULTURAL VILA DAS AVES | 21H30

Johan Hörlen (saxofones), Olaf Polziehn (piano), Martin Sjöstedt (baixo), Jussi Lehtonen (bateria).

Quarteto composto por grandes instrumentistas de jazz provenientes da Suécia, Finlândia e Alemanha. No disco, Kwartier Lataeng (2012), o grupo apresenta originais e alguns standards, conjugando a tradição jazz com a contemporaneidade.

http://www.rhapsody.com/artist/johan-horlen-quartet/album/kwartier-lataeng

 

 

JOÃO MORTÁGUA – “JANELA”

28 NOVEMBRO 2014 | BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SANTO TIRSO | 21H30

João Mortágua (saxofones, composição); Miguel Moreira (guitarras); José Carlos Barbosa (contrabaixo); José Marrucho (bateria).

Saga poético-sonora e uma ode ao sonho e à jornada da vida. Tal como as águas espelham o ciclo da existência, num misto de calma e rebentação, a poesia funde-se aqui com os sons numa descoberta ativa da alegria iminente na partilha de paixões e ideais.

http://janela.bandcamp.com/releases

https://www.facebook.com/joaomortaguamusic

 

 

ENSEMBLE SUPER MODERNE

09 JANEIRO 2015 | CENTRO CULTURAL VILA DAS AVES | 21H30

José Pedro Coelho (saxofone), Rui Teixeira (saxofone); João Guimarães (saxofone); Paulo Perfeito (trombone); Luís Eurico (guitarra); Carlos Azevedo (piano); Miguel Ângelo (contrabaixo); Mário Costa (bateria).

Formado por músicos de jazz, este grupo procura formas de interação musical sustentadas por um componente composicional forte, com influências que não passam necessariamente pelas tradicionais jazzísticas.

 

 

PALESTRA

PAULO PERFEITO – SOBRE JAZZ

04 OUTUBRO 2014 | CENTRO CULTURAL VILA DAS AVES | 21H30

Trombonista, compositor e pedagogo natural da cidade do Porto, Paulo Perfeito (1974) obteve em 2001 o grau de Bachelor of Music na Berklee College of Music e, em 2007, o grau de Master of Music no New England Conservatory. Atualmente encontra-se a concluir um Doctor of Musical Arts na prestigiada Eastman School of Music.

https://www.facebook.com/pauloperfeito

 

 

Share.

Comments are closed.