Trio Rita Martins na abertura do Ciclo de Jazz de Santo Tirso

0

Rita Martins, uma das vozes de destaque do jazz nacional, atua no próximo dia 18 de julho na Fábrica de Santo Thyrso. Neste concerto, agendado para as 21h30 e com entrada livre, a cantora apresenta-se com os músicos Luís Figueiredo (piano e teclados) e Mané Fernandes (guitarra elétrica).

O concerto de Rita Martins marca o arranque do VII Ciclo de Jazz; uma organização da Câmara Municipal de Santo Tirso que tem como objetivo promover o gosto pelo jazz através da promoção de concertos com os mais destacados músicos do panorama nacional e internacional, apostando igualmente na formação de novos públicos.

Iniciado em 2008 sob a orientação do programador José Carlos Santos, o Ciclo de Jazz conta a partir da presente edição com a colaboração artística da Associação Porta-Jazz, no âmbito da qual se inicia uma nova etapa com a promoção de concertos em diferentes espaços culturais do concelho (ao Centro Cultural de Vila das Aves junta-se agora a Fábrica de Santo Thyrso e a Biblioteca Municipal) e a aposta na formação com a realização de palestras e oficinas de jazz.

Este VII Ciclo de Jazz de Santo Tirso inicia-se no dia 18 de julho e prolonga-se até janeiro do próximo ano. Depois da feliz conjugação das influências da soul, do funk e do r&b com a sofisticação harmónica do jazz que o trio liderado pela cantora Rita Martins traz à Fábrica de Santo Thyrso no dia 18, seguem-se os concertos do Trio Bode Wilson (dia 12 de setembro), do Johan Hörlen Quartet (dia 10 de outubro), de João Mortágua (dia 28 de novembro) e do Ensemble Super Moderne (dia 9 de janeiro).

As presenças do saxofonista e compositor João Mortágua (com concerto agendado para a Biblioteca Municipal de Santo Tirso) e do Ensemble Super Moderne (no Centro Cultural de Vila das Aves) serão assinaladas ainda com a realização de duas oficinas de Jazz dirigidas, em particular, aos estudantes de música do município.

A componente formativa será ainda reforçada com a palestra sobre Jazz agendada para 4 de outubro, em Vila das Aves, com a presença do compositor e pedagogo Paulo Perfeito.

Share.

Comments are closed.